Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça (19)
Beneficiários terão também mais tempo para pagar empréstimos

Novas exigências de segurança para empréstimos consignados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a valer a partir desta terça-feira (19 de maio de 2026). Aposentados e pensionistas que solicitarem esse tipo de crédito terão que validar a operação por biometria facial, pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Os empréstimos consignados são valores descontados diretamente do benefício. A "anuência biométrica" está prevista na Lei nº 15.327/2026, que teve o objetivo de aumentar a segurança dos cidadãos. A nova lei proíbe a contratação de consignado por telefone ou por procuração de terceiros.
Veja o que muda
1) A partir de agora, o beneficiário, quando solicitar o consignado, receberá a proposta no aplicativo Meu INSS com o status "pendente de confirmação".
2) A pessoa terá até cinco dias corridos para confirmar a operação por reconhecimento facial. Se o procedimento não for realizado dentro do prazo, o contrato é automaticamente cancelado.
3) Os beneficiários poderão ter mais tempo para pagar os empréstimos. O prazo aumentou de 96 meses para o limite de 108 parcelas (9 anos).
4) Depois de acertado o crédito, a pessoa pode começar a pagar depois de até três meses.
Veja Mais
-
OLHO NO FUTURO!VOZES DA INFÂNCIA: crianças e adolescentes de Guarapuava entram em cena para defender seus direitos
Pré-conferência reúne estudantes e representantes de entidades sociais, estimula o protagonismo infantojuvenil e prepara participantes para encontro municipal que deve reunir cerca de 400 pessoas em novembro
26/10/2026 17h00 -
OLHO NO FUTURO!Bets, escala 6x1 e SUS: professores da rede estadual apontam possíveis temas da redação do Enem
Profissionais da educação indicam assuntos que podem aparecer na prova e orientam estudantes sobre como se preparar
26/10/2026 16h10 -
EM ALTA!87 milhões de doses: após reverter queda, Paraná alcança maior índice de vacinação da década
Trajetória de queda, iniciada em 2016, foi superada após uma grande mobilização entre o Governo do Estado e as prefeituras
26/10/2026 15h23 -
CONHECER A HISTÓRIA!Patrimônio e memória: Guarapuava recebe o 10º Encontro Estadual de Museus
O evento, que tem como objetivo fortalecer a rede museal do Estado, é promovido pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus
26/10/2026 14h50 -
RECONHECIMENTOCurso de Filosofia da Unicentro celebra 25 anos com homenagem a professores aposentados
Solenidade integrou a programação da 24ª Semana de Filosofia e da 15ª Semana PET-Filosofia e destacou a contribuição dos docentes para a história da graduação
26/10/2026 14h05 -
OLHO NO LANCE!Governo do Paraná arrecada R$ 3,7 milhões com leilão de veículos oficiais
Iniciativa da Secretaria da Administração e da Previdência alcançou quase o dobro do valor inicial de avaliação dos veículos, vendendo 91 dos 92 lotes disponibilizados
26/10/2026 13h23


