Congresso abre Ano Legislativo com discursos em defesa da democracia
A abertura teve a leitura da mensagem do presidente Lula
(Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)
O Congresso Nacional iniciou formalmente os trabalhos legislativos nessa quinta feira (02 de fevereiro), em cerimônia realizada no plenário da Câmara dos Deputados. A defesa da democracia e o combate ao extremismo deram o tom dos discursos de abertura. A solenidade foi aberta com a leitura da mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu diálogo com o Congresso e a busca de consensos para a reconstrução do país.
O presidente destacou as demonstrações de “compromisso com o povo brasileiro” com a aprovação da PEC da Transição para viabilizar a execução do Orçamento deste ano, e com isso, o pagamento do Bolsa Família de R$ 600; e a rápida reação ao ato golpista de 8 de janeiro, inclusive com a aprovação da intervenção na segurança do Distrito Federal.
“Reitero minha convicção de que o povo brasileiro rejeita a violência. Ele quer paz para estudar e o direito de sonhar um futuro melhor para si e para os que virão. É urgente enfrentar a fome e as desigualdades, olhando para todos, mas principalmente para os mais pobres, senão jamais conquistaremos verdadeiramente a real democracia”, afirmou Lula.
A mensagem foi lida pelo 1º secretário da Mesa Diretora do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE). O texto faz parte de um documento de 180 páginas, que descreve as prioridades em cada área do governo. Entre os principais pontos de atuação no Legislativo, o governo tem como prioridade a votação das medidas provisórias de reestruturação dos ministérios (MP 1154/23) e a do complemento do Bolsa Família (MP 1155/23).
O presidente também destacou a revisão das regras do teto de gastos e a reforma tributária “para redistribuir a carga de impostos de maneira mais justa”. Na área de educação, disse que vai apresentar, ainda este ano, propostas para aumento de creches e de escolas em tempo integral, revisão dos orçamentos e ampliação de vagas dos institutos federais de ensino, com destaque para o sistema de cotas.
Em relação à saúde, Lula destacou o Farmácia Popular, a ampliação de oferta de atenção especializada, com diminuição de filas para exames e procedimentos e também a retomada das campanhas de vacinação.
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a saúde pública, o crescimento econômico e o desenvolvimento social deverão ser a prioridade do Parlamento. O congressista defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI), além da universalização do saneamento.
Na pauta econômica, Pacheco afirmou que é necessário o retorno do crescimento e a geração de empregos. O parlamentar também afirmou que o país deve considerar o desenvolvimento sustentável aliado à responsabilidade fiscal. “O Congresso Nacional não medirá esforços para avançarmos na agenda do desenvolvimento”, disse. Segundo o presidente do Congresso, as pautas devem levar em consideração o desenvolvimento sustentável aliado à responsabilidade fiscal.
Pacheco destacou ainda a necessidade de pacificação da sociedade a partir da atuação harmônica das instituições. Ele lembrou os ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes e afirmou que as autoridades devem dirigir a sociedade para o caminho do respeito às divergências.
“Neste momento, assumo meu comprometimento com o pacto democrático com as instituições, com o diálogo, com a cooperação. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados não se omitirão em nenhum momento perante as ameaças ao processo democrático, às eleições livres e direta e à integridade e à confiabilidade das urnas eletrônicas”, disse.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também defendeu que o maior desafio desta legislatura é contribuir para pacificação nacional. Lira lembrou os atos de vandalismo no dia 8 de janeiro e afirmou que as agressões à democracia não se repetirão.
“As agressões covardes à democracia explicitaram o fato de que o Poder Legislativo não se confunde com o prédio onde ele funciona. O Parlamento são os senhores e as senhoras reunidos, escolhidos pela vontade do povo brasileiro consagrada nas urnas, povo a quem devemos honrar e servir com o melhor do nosso empenho e dedicação”, afirmou Lira em discurso.
Para Lira, entre as prioridades da Câmara estarão a reforma tributária e a aprovação de um novo paradigma fiscal. “Não tenho dúvidas de que a simplificação do nosso sistema tributário terá efeitos positivos na arrecadação e na justiça social. O Brasil há muito clama por uma solução definitiva para esse desafio”, destacou.
Veja Mais
-
BORA LIMPAR! Ação Cata-Treco promove força-tarefa de limpeza no Santa Cruz na próxima terça (24), em Guarapuava
Iniciativa reúne poder público e serviços urbanos para reforçar a limpeza e o descarte correto de resíduos no bairro
20/02/2026 17h00 -
CONSCIENTIZAÇÃOPrefeitura realiza ação educativa de combate ao uso de álcool e outras drogas no Terminal da Fonte
Mobilização da Secretaria de Saúde oferece orientações, escuta qualificada e serviços gratuitos à população ao longo desta sexta (20)
20/02/2026 16h10 -
CLIMAZeca Dirceu manifesta solidariedade à população de Quedas do Iguaçu após temporal
Deputado destaca atuação das equipes locais, se solidariza com as famílias afetadas e se coloca à disposição para apoiar o município e buscar apoio junto ao Governo Federal
20/02/2026 15h23 -
MELHORIASPrefeitura e Sanepar alinham melhorias em serviços e reforçam parceria em Guarapuava
Reunião reforça fiscalização de obras e fortalecimento da parceria em prol da qualidade dos serviços prestados à população
20/02/2026 14h50 -
CONHECIMENTOGanhando o Mundo Professor leva pedagoga de Rio Bonito do Iguaçu ao Canadá
Debora Barella, do Colégio Rural Estadual de Pinhalzinho, integra oi grupo de 250 educadores da rede estadual que fazem intercâmbio no Canadá
20/02/2026 14h10 -
DE OLHOIAT cria novo canal para denúncias de crimes ambientais no Paraná
Plataforma permite também denúncias anônimas
20/02/2026 13h23


