Confira dicas de passeios para curtir o feriado da Páscoa em meio à natureza do Paraná; Salto São Francisco é uma das opções
Ótimas opções de passeio, lazer e aventura, permeadas por aulas práticas de educação ambiental, acessíveis a todas as idades

Trilhas, montanhas, praias, cachoeiras, rios, flores e muito verde. Esse é o variado cardápio oferecido pelo Paraná para quem quer passar o feriado da Páscoa de mãos dadas com a natureza. São 28 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) à disposição da população, abertas entre sexta-feira (3 de abril de 2026) e domingo (5), além de santuários ambientais como o Jardim Botânico de Londrina e o Aquário de Paranaguá.
Ótimas opções de passeio, lazer e aventura, permeadas por aulas práticas de educação ambiental, acessíveis a todas as idades. E, o que é melhor, na maioria dos espaços a entrada é gratuita.
Para facilitar o roteiro, preparamos um guia com sete dicas imperdíveis, em diferentes pontos do Paraná:
- Parque Estadual do Lago Azul
(Campo Mourão e Luiziana)
O parque possui um grande atrativo para as pessoas que gostam de fazer trilhas: Na Trilha Aventureira, com 3.200 metros de extensão, o percurso permite ao turista caminhar por dentro do rio em alguns trechos, cruzar quedas d’ água e localizar resquícios de uma antiga usina existente no local. Já a Trilha Peroba, de 3.850 metros, possui um trajeto mais suave, traçado em meio à mata com resquícios de cerrado, cravejado por cachoeira, lago e viveiro de mudas.
Localizado em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, o acesso pode ser feito pela BR-487 (sentido Campo Mourão a Iretama). O espaço funciona das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
- Parque Estadual Mata dos Godoy
(Londrina)
A Unidade de Conservação de Londrina, no Norte do Estado, é uma aula de educação ambiental ao ar livre, com atividades voltadas para a preservação do patrimônio natural desenvolvidas logo na entrada do parque, no centro de visitantes.
O espaço conta com três trilhas abertas à visitação: Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras e Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos. Os trechos são utilizados para lazer em contato com a natureza, pesquisa e educação ambiental. O parque pode ser visitado das 8h às 17h, com entrada gratuita.
- Parque Estadual Vale do Codó
(Jaguariaíva)
O parque de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, é conhecido pela aventura em cânions e cachoeiras. O cânion do Rio Lajeado Grande, por exemplo, possui aproximadamente 450 metros de extensão e desnível de cerca de 50 metros. Já as cachoeiras são a Véu da Noiva (desnível de 50 metros), Lago Azul (20 metros) e das Andorinhas (15 metros).
A UC funciona das 9h às 17h, sem cobrança de ingresso. Porém, é necessário o acompanhamento de um guia credenciado para a maioria dos passeios.
- Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança
(Guarapuava, Prudentópolis e Turvo)
O parque está encravado na região Central do Paraná e possui a maior cachoeira do Sul do Brasil, a quinta em extensão do País, o Salto São Francisco, de 196 metros de altura. São diversas trilhas que levam até mirantes com vistas privilegiadas da queda d’água. As visitações ocorrem das 8h às 17h, com entrada gratuita.
- Parque Estadual São Camilo
(Palotina)
O parque de Palotina, na região Oeste, é considerado um dos mais antigos do Paraná. O local é ideal para o ecoturismo, oferecendo trilhas em meio à mata nativa, observação de fauna (como macacos e aves) e flora, além de um lago artificial com quiosques. É uma Unidade de Conservação de proteção integral, excelente para caminhadas ecológicas, educação ambiental e descanso.
O horário de atendimento é das 8h às 17h30. Funciona gratuitamente.
- Parque Estadual do Cerrado
(Jaguariaíva e Sengés)
Além da beleza natural do cerrado, a Unidade de Conservação oferece aos visitantes trilhas, mirante e uma vista incrível para o cânion do Rio Jaguariaíva. As trilhas também dão acesso à cachoeira do Ribeirão São Antônio, com formações naturais em rochas areníticas, onde pode-se apreciar as corredeiras e pequenas quedas, além de uma cachoeira de 40 metros de altura.
A sede se encontra entre o Ribeirão Santo Antônio e o Rio Jaguariaíva, em altitudes que variam de 800 metros e 900 metros ao nível do mar. O local fica aberto das 8h30 às 16h, com entrada gratuita.
- Parque Estadual da Ilha do Mel
(Paranaguá)
A Ilha do Mel se transformou no mais novo xodó do País no quesito turismo de natureza. As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol, o Farol de Conchas e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas, incluindo estrangeiros.
A vegetação é composta por variadas fisionomias incluindo plantas como orquídeas e bromélias. A Ilha também abriga ambientes importantes para conservação como os mangues e a restinga.
Funciona 24 horas. Os barcos que fazem a travessia saem de Pontal do Paraná e Paranaguá.
Veja Mais
-
ALERTA!IAT alerta para golpe com boletos falsos e uso indevido do CNPJ do órgão
Criminosos enviam boletos de multas ambientais inexistentes e usam dados oficiais do Instituto Água e Terra para dar aparência de legitimidade às cobranças fraudulentas
11/09/2026 09h10 -
ALERTA!Com mais de 1,7 mil raios registrados em menos de uma semana, Energisa reforça equipes em campo e orienta população
Concessionária monitora as condições climáticas em tempo real e mantém plano emergencial ativo para agilizar o atendimento em Guarapuava
11/09/2026 08h50 -
FLAGRANTEHomem de 28 anos é preso em Guarapuava após polícia confirmar mandado de prisão
Abordagem aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), no bairro Santa Cruz; ordem judicial está relacionada aos crimes de ameaça e injúria
11/09/2026 08h05 -
FLAGRANTEOperação OMNIS: polícia apreende submetralhadora, dois revólveres, drogas e balaclavas em Guarapuava
Ação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil ocorreu no Jardim das Américas após investigação apontar o paradeiro de foragidos da Justiça; dois suspeitos foram encaminhados à Polícia Judiciária
11/09/2026 07h15 -
OPORTUNIDADESAgências do Trabalhador têm ações para pessoas com deficiência durante todo o mês: Guarapuava será dia
No Paraná, mutirões acontecem em 53 agências do trabalhador, em diversas datas
11/09/2026 07h05 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego desta sexta (11 de setembro de 2026) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
11/09/2026 06h17



