Confira como foi o 1º fim de semana Jogos da Aventura e da Natureza

Nesta semana, as atividades continuam com a Etapa do Enduro Transparaná, nesta quarta(05),na Cidade dos Lagos, e as Corridas de Aventura, nos dias 07 e 08, no Parque do Lago

03/02/2020 14H07

Um fim de semana de belas imagens, aventura, lazer e muito esporte. A etapa do Jogos de Aventura e da Natureza na tríplice fronteira teve a marca da Região com uma programação que explorou as cachoeiras, parques, praças, trilhas e o Salto São Francisco. Na maior queda de água do Sul do Brasil, as atrações começaram cedo, já na manhã de sábado (01º de fevereiro), com balões colorindo o céu do Parque Estadual, em um espetáculo de encher os olhos e acelerar o coração. Depois, foi o Parque do Lago que se tornou a sede do esporte e da aventura guarapuavana. “Nossa cidade está em uma das regiões do Paraná privilegiadas por suas belezas naturais. Com os potenciais que temos e com o amor que o guarapuavano tem pelo esporte, tenho muita convicção que juntos, faremos de Guarapuava, uma grande polo dos esporte de aventura e da natureza pelo Brasil”, exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Foi a programação intensa e o gosto pelas atividades que chamaram a atenção de Andrieli Carneiro que caminhava com os filhos próximo ao Lago. “Estava passando, vi o evento e estou adorando. Já me arrisquei, sem sucesso, no slackline. Meu filho conseguiu ir melhor do que eu”, contou. O sucesso de Rafael , filho de Andrieli, foi muito comemorado. “A minha mãe me ajudou, e eu consegui andar na fita. Foi muito legal porque parece que a gente vai cair a toda hora, mas a gente se segura”, celebrou.

Além do slackline, a programação do final de semana teve beach tenis, futebol de campo, balonismo, corrida de orientação e beach vôlei. A oferta variada de modalidades caiu no gosto de atletas como a londrinense, Beatriz Perez Fernandes Guerreiro, de 15 anos, que disputava os jogos de vôlei. “Além da categoria que estamos disputando,  várias outras atividades tão acontecendo e assim a gente pode se arriscar, dar uma brincada em outras modalidades. Eu até tentei o slackline, mas eu não sou muito boa, sou melhor no vôlei”, contou a atleta que já participou de outras etapas dos Jogos em Itaipulândia, Terra Roxa, Guaratuba, Ubiratã e Londrina.  Para a deputada estadual, Cristina Silvestri, a recepção de atletas paranaenses como Beatriz,  dissemina o nome da cidade para todo o Estado. “Colocamos Guarapuava no circuito estadual com essa iniciativa que estimula talentos em todo o Paraná e mostra todo nosso potencial esportivo, belezas e força turística”, afirmou.

INCENTIVO AO ESPORTE E ECONOMIA

Foi exatamente dessa maneira que a pequena Heloisa Araújo Vencato, de quatro anos, viu os Jogos da Aventura e da Natureza: como um estímulo. Moradora de Medianeira, ela participou com seus pais da Corrida de Orientação. “Eu corro com meus pais porque eu não tenho idade para ir sozinha. Antes, às vezes, meu pai tinha que me levar no colo, nas costas, no pescoço. Mas agora eu já consigo fazer tudo e hoje eu que vou correndo”, revelou animada. Estreantes dos Jogos da Aventura e da Natureza, a família aproveitou o evento para passear. “Já tivemos tempo de conhecer alguns lugares. Guarapuava é uma cidade linda, cheia de parques, de atrativos, gostamos muito”, contou o pai da Heloísa, Rudy Nick Vencato.

Unir os eventos esportivos aos roteiros turísticos, como fez a família medianeirense é o propósito dos Jogos da Aventura e da Natureza, segundo o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski. “O melhor plano de governo é gerar emprego e renda, por isso escolhemos o esporte como indutor do turismo. Vimos e registramos imagens incríveis no Salto, no Parque do Lago, uma região belíssima que merece ser conhecida e explorada pelo seu potencial turístico e esportivo”, destacou. Movimento que ganha força também com exaltação dos talentos e atrativos da cidade por quem nela vive. “Eu fico orgulhosa. As bandas, os produtos da agricultura familiar, os cervejeiros, tudo nos orgulha enquanto guarapuavanos. Já vi as feirinhas e quando estiver indo para casa vou dar uma passadinha, levar alguma coisa”, disse Andrieli.

Nesta semana, as atividades dos Jogos da Aventura e da Natureza continuam com a Etapa do Enduro Transparaná, nesta quarta-feira (5), na Cidade dos Lagos, e as Corridas de Aventura, nos dias 7 e 8, no Parque do Lago.

(Fotos: Secom e Anderson Zacalusni)

Deixe seu comentário:

Veja Mais