Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e profissionais para planejar o futuro do setor em Guarapuava

Evento debate o fortalecimento da Atenção Primária e constrói propostas que irão nortear as políticas públicas de saúde nos próximos anos

25/06/2026 17H00

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta semana a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes de instituições para discutir propostas e definir diretrizes que irão contribuir para o fortalecimento da saúde pública no município.

Com o tema voltado ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, a conferência proporcionou um espaço democrático de diálogo e construção coletiva, permitindo que diferentes segmentos da sociedade participassem ativamente do planejamento das ações de saúde para os próximos anos.

O secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, destacou a importância do evento como instrumento de participação popular e planejamento estratégico. “Estamos aqui na 15ª Conferência Municipal de Saúde, um evento importante para debater ideias e construir soluções para a saúde da nossa população. O tema central é o fortalecimento da Atenção Primária, que é aquele atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde. Estamos reunindo prestadores, usuários, gestores e trabalhadores para propor soluções efetivas e planejar a saúde no curto, médio e longo prazo”, afirmou.

As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e têm papel fundamental na definição das políticas públicas do setor. As propostas aprovadas no município serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo para a construção das diretrizes que orientarão o SUS em todo o país.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joarez Camargo, ressaltou que a conferência é um momento essencial para garantir a participação da população nas decisões sobre a saúde pública. “A conferência é um espaço onde a população tem voz e vez. É aqui que construímos as diretrizes que vão nortear melhorias para a saúde de Guarapuava, do Paraná e do Brasil. Trabalhamos com uma composição paritária, garantindo a participação dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços. Todos contribuem para construir uma saúde cada vez melhor para a nossa população”, explicou.

Além da elaboração de propostas, durante a conferência também são eleitos os delegados que representarão Guarapuava nas próximas etapas da conferência, bem como as entidades que irão compor o novo Conselho Municipal de Saúde.

O evento contou ainda com a participação do Ministério Público, reforçando a importância da transparência e do acompanhamento das deliberações definidas pela comunidade.

O promotor de Justiça Bruno Ishimoto destacou o papel da instituição no processo de construção e fiscalização das políticas públicas de saúde. “O Ministério Público participa da Conferência Municipal de Saúde com muito respeito e satisfação. Nosso papel é acompanhar e fiscalizar as deliberações que serão tomadas, além de ouvir os usuários, os trabalhadores da saúde e os gestores. É importante compreender as necessidades de cada segmento para que as ações sejam efetivamente colocadas em prática”, destacou.

A 15ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso de Guarapuava com a gestão participativa e o fortalecimento do SUS, promovendo o diálogo entre poder público e sociedade para a construção de soluções que atendam às necessidades da população e contribuam para uma saúde cada vez mais acessível, eficiente e humanizada.

(Com assessoria)


Veja Mais