Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e profissionais para planejar o futuro do setor em Guarapuava
Evento debate o fortalecimento da Atenção Primária e constrói propostas que irão nortear as políticas públicas de saúde nos próximos anos
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta semana a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes de instituições para discutir propostas e definir diretrizes que irão contribuir para o fortalecimento da saúde pública no município.
Com o tema voltado ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, a conferência proporcionou um espaço democrático de diálogo e construção coletiva, permitindo que diferentes segmentos da sociedade participassem ativamente do planejamento das ações de saúde para os próximos anos.
O secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, destacou a importância do evento como instrumento de participação popular e planejamento estratégico. “Estamos aqui na 15ª Conferência Municipal de Saúde, um evento importante para debater ideias e construir soluções para a saúde da nossa população. O tema central é o fortalecimento da Atenção Primária, que é aquele atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde. Estamos reunindo prestadores, usuários, gestores e trabalhadores para propor soluções efetivas e planejar a saúde no curto, médio e longo prazo”, afirmou.
As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e têm papel fundamental na definição das políticas públicas do setor. As propostas aprovadas no município serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo para a construção das diretrizes que orientarão o SUS em todo o país.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joarez Camargo, ressaltou que a conferência é um momento essencial para garantir a participação da população nas decisões sobre a saúde pública. “A conferência é um espaço onde a população tem voz e vez. É aqui que construímos as diretrizes que vão nortear melhorias para a saúde de Guarapuava, do Paraná e do Brasil. Trabalhamos com uma composição paritária, garantindo a participação dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços. Todos contribuem para construir uma saúde cada vez melhor para a nossa população”, explicou.
Além da elaboração de propostas, durante a conferência também são eleitos os delegados que representarão Guarapuava nas próximas etapas da conferência, bem como as entidades que irão compor o novo Conselho Municipal de Saúde.
O evento contou ainda com a participação do Ministério Público, reforçando a importância da transparência e do acompanhamento das deliberações definidas pela comunidade.
O promotor de Justiça Bruno Ishimoto destacou o papel da instituição no processo de construção e fiscalização das políticas públicas de saúde. “O Ministério Público participa da Conferência Municipal de Saúde com muito respeito e satisfação. Nosso papel é acompanhar e fiscalizar as deliberações que serão tomadas, além de ouvir os usuários, os trabalhadores da saúde e os gestores. É importante compreender as necessidades de cada segmento para que as ações sejam efetivamente colocadas em prática”, destacou.
A 15ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso de Guarapuava com a gestão participativa e o fortalecimento do SUS, promovendo o diálogo entre poder público e sociedade para a construção de soluções que atendam às necessidades da população e contribuam para uma saúde cada vez mais acessível, eficiente e humanizada.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
NOVIDADEMotoristas recebem orientação sobre novo aplicativo do ESTAR Digital em Guarapuava
Agentes do ESTAR estão nas ruas e na sede do serviço auxiliando motoristas na migração de saldos e no uso do novo aplicativo do estacionamento rotativo
25/06/2026 17h03 -
DE OLHOAnvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
Medidas estão publicadas no Diário Oficial da União
25/06/2026 16h10 -
INTERDIÇÃOCRM-PR determina indicativo de interdição ética da Policlínica Mater Dei de Guarapuava
Fiscalização identificou irregularidades assistenciais e éticas que comprometem a segurança dos pacientes e as condições adequadas para o exercício da medicina
25/06/2026 15h17 -
REFORÇO NA SAÚDE!Guarapuava inaugura nesta sexta (26) complexo inédito de cuidados paliativos com investimento de R$ 23,2 milhões da Itaipu
Presidente da Itaipu cumpre agenda na cidade nesta sexta-feira (26)
25/06/2026 14h48 -
REFORÇOGoverno do Paraná reforça campanha de vacinação contra gripe nas escolas estaduais
Iniciativa é realizada pelas secretarias estaduais da Saúde e da Educação e abrange alunos, professores e funcionários
25/06/2026 14h10 -
IRREGULARIDADESMinistério Público do Paraná emite recomendação administrativa para sanar irregularidades no atendimento da Delegacia de Polícia de Quedas do Iguaçu
A Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu tem o prazo de dez dias para apresentar resposta por escrito quanto ao acatamento das medidas
25/06/2026 13h23



