Concessão da usina Governador Bento Munhoz da Rocha, em Pinhão, poderá ser renovada
A usina é a maior usina da Copel

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a renovação da concessão da Usina Hidrelétrica (UHE) Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, em Pinhão, no Paraná. Atualmente, o direito de exploração do potencial de energia hidráulica do trecho do Rio Iguaçu é da F.D.A. Geração de Energia Elétrica S.A, controlada pela Copel, empresa pública do Paraná. O contrato de concessão é válido até o final de 2024.
A usina é a maior usina da Copel. Possui capacidade de 1.676 MW de potência. Está localizada no Rio Iguaçu, distante 5 quilômetros da jusante da foz do Rio Areia e aproximadamente 350 quilômetros de Curitiba, no município de Pinhão.
O Tribunal realizou acompanhamento da renovação da outorga e avaliou se a F.D.A. seria capaz de alcançar o aproveitamento ótimo da usina, que possui estrutura física para instalação de mais duas unidades geradoras, com possibilidade de incremento de 50% na capacidade instalada atual. O Tribunal também analisou a metodologia utilizada para calcular o valor mínimo do bônus de outorga e a metodologia da modelagem econômico-financeira. A conclusão é que não há impedimentos para a continuidade da licitação. O processo licitatório é conduzido pela Agência Nacional de Elétrica (Aneel).
A Lei 9.074/1995 estabelece que é possível renovar ou prorrogar contratos de concessão no ato da privatização de pessoas jurídicas sob controle direto ou indireto da União, de Estado, do Distrito Federal ou de Município. Assim, em março de 2020, a Copel impulsionou o processo de desestatização, em manifestação ao Ministério de Minas e Energia (MME) pela intenção de alienar o controle da empresa F.D.A., associada à renovação do contrato de concessão por 30 anos, até 2053.
O MME estabeleceu R$ 1,83 bilhão como o valor mínimo do bônus da outorga de concessão da usina. O pagamento deverá ser feito em até 20 dias a partir da assinatura do novo contrato de concessão.
O TCU recomendou ao Ministério de Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica que atualizem os custos e as simulações de tarifas com os valores disponíveis de julho de 2022, entre outros. A Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear (AudElétrica), do TCU, deverá monitorar a implementação das recomendações até a data prevista para a publicação do edital de desestatização.
A unidade técnica do TCU responsável pela instrução do processo é a Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear (AudElétrica). O relator é o ministro Vital do Rêgo. (
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
APOIO FUNDAMENTALPromotorias de Justiça de Pitanga lançam projeto de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica
A OAB irá mobilizar advogados voluntários para atuar na iniciativa, e o Juízo local editará portaria garantindo preferência na nomeação desses profissionais como defensores dativos
25/10/2025 09h41 -
AUDIÊNCIA Secretaria de Agricultura discute pavimentação com moradores do distrito do Guairacá, em Guarapuava
Moradores receberam informações sobre o planejamento do asfalto da Estrada Rural do Salto São Francisco
25/10/2025 09h10 -
PARCERIAAcadêmicos de Medicina da Campo Real passam a atender detentos da Penitenciária Estadual de Guarapuava
Os primeiros atendimentos foram realizados na especialidade de dermatologia, beneficiando 96 custodiados
25/10/2025 08h50 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERHomem é flagrado descumprindo medida protetiva em bar de Guarapuava
Caso ocorreu durante a madrugada no bairro Alto Cascavel e terminou na delegacia
25/10/2025 08h06 -
TÁ VIVO?Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS: BENEFÍCIO PODE SER BLOQUEADO!
Notificações foram enviadas por aplicativo ou extrato bancário
25/10/2025 07h37 -
TECNOLOGIAGoverno do Estado entrega conversores de resíduos para colégio agrícola de Guarapuava e mais 12 do Paraná
Ao todo, cerca de 3,5 mil estudantes serão diretamente beneficiados pelo investimento
25/10/2025 07h15



