Como fazer o isolamento domiciliar com um caso suspeito da Covid-19 em casa?

para aqueles que convivem em domicílio com um caso em monitoramento de suspeita da doença, qual a melhor orientação?

09/04/2020 07H19

Em todas as orientações sobre medidas preventivas da pandemia da Covid-19, a principal sugestão é para que a população fique em casa e pratique o distanciamento social ao máximo. Contudo, para aqueles que convivem em domicílio com um caso em monitoramento de suspeita da doença, qual a melhor orientação?

Para que não haja dúvidas ou riscos aos familiares, alguns procedimentos são importantes para garantir a saúde de todos.

“Temos algumas orientações básicas e simples, que precisam ser respeitadas e praticadas em casa, tanto pela pessoa que tiver a suspeita da Covid-19, tanto pelos demais familiares que convivem no mesmo imóvel. Tudo isso, para garantir proteção e saúde, evitando a propagação da doença”, explicou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Conforme orientações da Secretaria Municipal, para manter o ambiente domiciliar descontaminado é necessário que se mantenha distância mínima de um metro entre o paciente e os demais moradores. No quarto utilizado para o isolamento, a porta deverá ficar fechada e as janelas abertas para a circulação de ar. As maçanetas devem ser higienizadas frequentemente com álcool 70% ou água sanitária. Em casas com apenas um quarto, os demais moradores devem dormir em cômodo separado.

O paciente pode contribuir com medidas simples, incluindo o uso da máscara de proteção que cubra a boca e o nariz o tempo todo, especialmente se for necessário cozinhar. Após usar o banheiro, é necessário sempre higienizar as mãos com água e sabão, limpando a pia e o vaso sanitário com álcool 70% ou água sanitária.

A atenção deve ser redobrada com os itens utilizados pelo paciente:

– Lixo produzido pelo paciente deve ser separado

– Toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos utilizados pelo paciente também devem ser separados daqueles usados pelos demais moradores da casa

– Sofás e cadeiras não podem ser compartilhados. Todos os móveis da casa precisam ser limpos frequentemente com água sanitária e álcool 70%

Vale ressaltar que se o diagnóstico for positivo para a Covid-19, todos os moradores devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. Caso outro familiar apresente os sintomas, é preciso recomeçar o isolamento. Se aparecerem sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, é preciso buscar orientação médica pelo 0800 642 0019 para informações e atendimento exclusivo da doença.

Deixe seu comentário:

Veja Mais