Como estabelecer limites com as crianças??

* Por Emanuele Marcondes

19/11/2021 11H14

Olá meus amigos leitores, hoje venho falar sobre limites. É muito importante para uma vida de qualidade, termos limites, ou seja, saber a hora de parar. Com as crianças esse cuidado deve ser redobrado, sabe por quê? Se você orientar um adulto para que atravesse a rua correndo enquanto o ônibus vem, certamente ele vai se negar, pois entende das consequências desse ato, se orientar uma criança, essa achará incrível, ela pode até saber que é algo perigoso, mas se um adulto está orientando, ela fará. O que difere nessas escolhas chamamos de senso crítico, o que as crianças tem pouca idade para tê-lo. 

Eu trouxe esse exemplo para entendermos o porquê algumas crianças extrapolam todos os limites na nossa visão, deixando os adultos irritados, cansados e sujeitos a alteração de comportamento. 

O fato é que nem sempre a criança sabe o que é limite, até onde pode ir, até onde pode ter algum tipo de atitude ou comportamento. Por isso nós, os adultos temos que contar, não só contar, exemplificar diante das situações, contextualizar de acordo com a realidade e da especificidade da criança. 

Não podemos exigir que uma criança brasileira fale inglês se não foi ensinado, assim não podemos culpar as crianças por passarem dos limites por vezes, pode ser na bagunça, nos gritos, nas discussões, na alimentação entre outras. 

O convite de hoje é: vamos dialogar sobre os limites, parece meio cansativo que tudo se resolva na base do diálogo, talvez porque tendemos a achar que as coisas devem ser práticas, mas hábitos acontecem com repetição, precisamos falar,falar, falar, até que aquilo faça sentido para criança. Mas, prestem atenção, diálogo é feito entre duas pessoas, dê voz a essa criança durante esse ato, investigue o que ela carrega na mente e no coração, procure saber motivos para comportamentos, explique consequências de passar dos limites, e o mais importante: deixe claro que todos precisam ter limites. 

Não só as crianças, adultos também precisam de limites e colocar isso à compreensão da criança faz com que ela se sinta pertencida. 

Ainda vou falar aqui sobre o “isso não é coisa de criança”, mas hoje é dia de falar sobre limites e a importância de estabelecê-los. Criança é inteligente, criança cumpre combinado, então aproveite  disso, faça acordos e mostre resultados da mudança, demonstre para a criança que algumas atitudes são pelo bem dela e de quem a rodeia, assim a criança irá se sentir protegida, amada e valorizada. 

Dialoguem, compreendam, explorem as potências da sua criança e então desfrutem de uma vida mais leve.

Emanuele Marcondes

Me chamo Emanuele Marcondes e tenho 26 anos, sou apaixonada pela vida e pela oportunidade de sermos alguém melhor. Sempre fui uma grande leitora, gostava de ler revistas, livros e etc. O amor pela leitura me tornou uma pessoa sensível com as palavra

Deixe seu comentário:

Veja Mais