Comissão Câmara dos Deputados aprova projeto que garante à mulher agredida o direito de pedir divórcio no Juizado de Violência Doméstica
A proposta, já aprovada pelo Senado, continua em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às mulheres agredidas o direito de optar pelo ajuizamento de ações de família, como de divórcio e de guarda dos filhos, nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar.
Hoje a lei já garante o encaminhamento da mulher em situação de violência doméstica à assistência judiciária, quando for o caso, para eventual ajuizamento de ação de separação, divórcio, anulação de casamento ou dissolução de união estável.
COMPETÊNCIAS
Pela proposta, os Juizados de Violência Doméstica e Familiar passarão a ter a competência civil para processar e executar ações de família, incluindo ações de pensão alimentícia, visitação, reconhecimento da paternidade, e partilha de bens.
A ação terá preferência no juízo onde for proposta.
O texto também inclui a separação de corpos entre as medidas protetivas de urgência que o juiz poderá decretar para proteger a vítima.
VERSÃO JÁ APROVADA
Por recomendação da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família ao Projeto de Lei 3244/20, já aprovado no Senado, e apensados (PLs 10876/18, 320/20, 2251/19, 6998/17 e 2298/23).
PRÓXIMOS PASSOS
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para votação pelo Plenário da Câmara.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRAMITANDOProjeto define chácara como propriedade rural e prevê benefício
Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado
06/11/2025 16h11 -
SEGURANÇAPRF apreende 120 quilos de skunk após fuga na BR-277 nesta quinta (6), em Guarapuava; VEJA O VÍDEO
O motorista abandonou o carro e fugiu para uma área de mata
06/11/2025 15h23 -
CLIMAALERTA: Tempestades desta sexta (7) devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
Tempestades severas serão registradas em várias regiões do Estado, com possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo
06/11/2025 14h50 -
TRADIÇÃO E FÉ!Tradição, fé e diversão: Festa da Comunidade São Francisco de Assis promete agitar o Jardim das Américas neste domingo (9)
O tríduo em honra a São Francisco de Assis acontece nesta quinta, sexta e sábado (dias 6, 7 e 8 de novembro), sempre às 19h
06/11/2025 14h10 -
MESCLARComo mesclar PDFs online gratuitamente sem perder a formatação
Veja um passo a passo básico para unir PDFs
06/11/2025 13h53 -
NO BOLSOPor unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
06/11/2025 13h23


