Comissão aprova regras para suporte de bicicletas em ônibus urbanos
Projeto de lei continua sendo analisado na Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta a instalação de suportes para bicicletas em ônibus e micro-ônibus do transporte público coletivo urbano. A medida altera o Código de Trânsito Brasileiro.
Pela proposta, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecer as normas técnicas e de metrologia para os suportes.
A comissão aprovou a versão do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG), para o Projeto de Lei 2783/19, do deputado Juninho do Pneu (União-RJ). O novo texto substitui a obrigatoriedade do projeto por um modelo que permite a implementação conforme a realidade de cada localidade.
O projeto assegura autonomia para que as prefeituras e o Distrito Federal regulamentem o percentual da frota que deverá ser equipado com os suportes e os trajetos atendidos pelo novo serviço.
"Essa abordagem, ao respeitar a diversidade das realidades urbanas brasileiras, contribuirá para o sucesso da política de incentivo à intermodalidade", disse o relator.
PRÓXIMAS ETAPAS
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
CONHECER A HISTÓRIA!Patrimônio e memória: Guarapuava recebe o 10º Encontro Estadual de Museus
O evento, que tem como objetivo fortalecer a rede museal do Estado, é promovido pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus
26/10/2026 14h50 -
RECONHECIMENTOCurso de Filosofia da Unicentro celebra 25 anos com homenagem a professores aposentados
Solenidade integrou a programação da 24ª Semana de Filosofia e da 15ª Semana PET-Filosofia e destacou a contribuição dos docentes para a história da graduação
26/10/2026 14h05 -
OLHO NO LANCE!Governo do Paraná arrecada R$ 3,7 milhões com leilão de veículos oficiais
Iniciativa da Secretaria da Administração e da Previdência alcançou quase o dobro do valor inicial de avaliação dos veículos, vendendo 91 dos 92 lotes disponibilizados
26/10/2026 13h23 -
INVESTIMENTOS!Sanepar usa novas tecnologias na estação de esgoto de Candói
Companhia está investindo R$ 12 milhões em obras que implementam um sistema de alta eficiência no tratamento de esgoto
26/10/2026 12h50 -
MUDANÇAEmissão de notas fiscais terá novas regras a partir de novembro; entenda o que muda
Mudança no sistema de emissão exige atenção dos prestadores de serviços e adaptação aos procedimentos nacionais
26/10/2026 12h02 -
MUDANÇAPresidente e governadores eleitos tomam posse em novas datas em 2027
O presidente e o vice-presidente da República eleitos em 2026 serão empossados em 5 de janeiro. Os governadores e vice-governadores, em 6 de janeiro
26/10/2026 11h23



