Comissão aprova proposta que obriga restaurantes a oferecerem cardápios impressos
O projeto tramitou em caráter conclusivo e poderá seguir para o Senado, se não houver recurso para votação em Plenário

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos semelhantes a oferecer cardápios impressos no atendimento presencial.
Os cardápios impressos deverão ter informações claras e legíveis e estar disponíveis em quantidade compatível com a capacidade do estabelecimento.
Os restaurantes podem continuar utilizando cardápios digitais como opção adicional.
Caso ofereça equipamentos eletrônicos como mais uma opção de acesso ao cardápio, estes deverão ser de fácil manuseio e o conteúdo digital deve ser apresentado de forma clara e legível.
O projeto tramitou em caráter conclusivo e poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
Sem cadastro
Conforme o texto aprovado, o acesso aos cardápios físicos ou digitais não pode ser condicionado à formação de cadastro ou de banco com dados do consumidor.
Além disso, informações obtidas durante o atendimento não podem ser usadas para envio de mensagens publicitárias, salvo com expressa autorização do consumidor.
Parecer favorável
O relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), apresentou parecer favorável ao substitutivo aprovado antes pela Comissão de Defesa do Consumidor ao Projeto de Lei 1245/23, do deputado Juninho do Pneu (PSDB-RJ).
Ribeiro fez uma pequena modificação para prever que os estabelecimentos que ofereçam apenas autoatendimento aos clientes e que disponibilizem cardápios em dispositivos eletrônicos não precisarão ter cardápios impressos.
O deputado ressaltou que o projeto garante ao consumidor informações claras e acessíveis.
“Ao buscar o melhor atendimento de idosos e pessoas com dificuldade digital, bem como das pessoas menos favorecidas [que não têm aparelho de telefone celular ou que o têm com tecnologia insuficiente], a proposta faz uma limitação legítima ao princípio da livre iniciativa, uma vez que trata de imposição de obrigação razoável, proporcional e inclusiva, portanto, de relevante interesse público”, disse Ribeiro.
O descumprimento das regras sujeita os infratores às sanções previstas no Código Defesa do Consumidor, como multa e suspensão das atividades.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2026Campanha do Professor Saulo ganha as ruas neste sábado (22) em Guarapuava
Adesivaço neste sábado terá participação de Deltan Dallagnol e Fabio Oliveira; candidato do NOVO aposta no contato direto com a população e defende representante de Guarapuava em Brasília
22/08/2026 10h50 -
BLOQUEIOMais de 3 milhões com benefícios federais são bloqueados em bets
Objetivo é proteger população vulnerável das apostas online
22/08/2026 10h10 -
OLHO NO PRAZO2º Simpósio de Aleitamento Materno da Unicentro está com inscrições abertas
Evento será realizado no dia 12 de setembro e reunirá estudantes, profissionais da saúde e comunidade para discutir diferentes aspectos do aleitamento materno
22/08/2026 09h50 -
ELEIÇÕES 2026Guarapuava terá presença de Sergio Moro, Filipe Barros e Deltan Dallagnol neste sábado (22)
Moro participa de lançamento de candidaturas e da Festa do Soquete
22/08/2026 09h10 -
OLHO NO HORÁRIO!Ainda dá tempo: aproveite o Paraná em Ação neste sábado (22) em Guarapuava
Programa chega ao último dia em Guarapuava neste sábado, com atendimento gratuito das 9h às 12h; população ainda pode aproveitar diversos serviços públicos no Ginásio Joaquim Prestes
22/08/2026 08h39 -
RESPEITOEducação Especial ganha novo impulso em Guarapuava
Seminário reúne profissionais da rede municipal para discutir autismo, neurodivergência e estratégias capazes de transformar a rotina de escolas e CMEIs
22/08/2026 08h10



