Comissão aprova proposta de adoção de hip hop nas escolas públicas
Texto segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4401/25, da deputada Camila Jara (PT-MS), que institui a Política Hip Hop nas Escolas, na rede pública federal de educação básica.
O objetivo é reconhecer, valorizar e integrar as expressões da cultura hip hop no ambiente escolar. Respeitada a autonomia das escolas, a política abrangerá:
- a poesia falada (slam e MC);
- a música e discotecagem (DJ);
- a dança urbana (breakdance);
- as artes visuais urbanas (grafite); e
- o conhecimento de valores como respeito, resistência, paz, união e consciência crítica.
EXPRESSÃO CULTURAL
A relatora, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), recomendou a aprovação do projeto. Ela afirmou que a proposta reconhece, nas escolas, uma expressão cultural multifacetada.
“A adoção do hip hop na rede pública de educação básica fortalece a problematização da realidade social, o pensamento crítico e a valorização da cultura das periferias brasileiras”, avaliou Talíria. “Onde o Estado muitas vezes se faz ausente ou chega apenas por meio de seu braço armado, o hip hop chega com o microfone, as tintas, as batidas e com o acolhimento.”
Talíria Petrone disse ainda que o hip hop trata de identificação, criando espaços onde a juventude negra se enxerga. “Quando um jovem escuta artistas e pensadores que forjaram suas trajetórias no hip hop, como Emicida, Djonga, Duquesa, Ebony e BK, ele vê possibilidade de futuro. Essa representatividade combate a evasão escolar”.
AÇÕES
A relatora argumentou ainda que a proposta está em consonância com as diretrizes do governo federal, que lançou, neste ano, o Programa Escola Nacional de Hip Hop. Ela acredita, no entanto, que a institucionalização da política em lei garante segurança jurídica e perenidade às ações pedagógicas.
Segundo o projeto, essas ações poderão ser desenvolvidas de forma:
- interdisciplinar, como conteúdo transversal de apoio ao currículo;
- extracurricular, por meio de oficinas, mostras artísticas, ciclos formativos ou semanas temáticas; e
- em parceria com coletivos culturais locais, pontos de cultura, artistas educadores e organizações da sociedade civil.
PRÓXIMOS PASSOS
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
COMEMORAÇÃOCorpo de Bombeiros Militar do Paraná celebra 114 anos em solenidade comemorativa
A celebração dos 114 anos ocorre em um período de ampliação e especialização das estruturas do CBMPR
08/10/2026 15h23 -
ELEIÇÕES 2026Abstenções e votos nulos e brancos foram os “campeões” das eleições em várias cidades da região de Guarapuava: CONFIRA A LISTA!
Em todo o Paraná, 2.356.825 eleitores não foram votar ou votaram nulo/branco
08/10/2026 14h50 -
TRAMITANDO!Projeto prevê desconto em multas para motoristas e entregadores de aplicativo
Proposta está em análise na Câmara
08/10/2026 14h10 -
EM OBRAS!ATENÇÃO MOTORISTAS! PR-170 opera em pare-e-siga no trecho entre Pinhão e o acesso à usina Foz do Areia
São executados remendos superficiais, que corrigem locais com danos, e reforço de capa, em que é aplicada na pista uma nova camada de concreto asfáltico
08/10/2026 13h23 -
OLHO NA DATA!Unicentro aplica provas do vestibular para mais de 6,8 mil estudantes neste domingo (11); veja horários
Candidatos realizarão as provas em Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis
08/10/2026 12h50 -
OLHO NA CONTABets começam a informar bancos sobre R$ 1,3 bilhão a devolver
Ressarcimento a apostadores começa nesta sexta (9)
08/10/2026 12h02


