Comissão aprova desconto para acompanhante de pessoa idosa em eventos culturais
Ingresso será totalmente gratuito se o idoso necessitar de cuidados especiais; projeto segue em análise na Câmara

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei para assegurar ao acompanhante da pessoa idosa desconto mínimo de 50% no ingresso de eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.
A proposta prevê gratuidade total do ingresso para o acompanhante quando a pessoa idosa comprovar a necessidade de auxílio ou cuidados especiais para poder participar do evento. Essa comprovação será regulamentada pelo Poder Executivo, sendo proibida a exigência de laudos ou documentos excessivamente onerosos ou complexos.
O texto aprovado é versão do relator (substitutivo), deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), ao Projeto de Lei 3182/24, do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB). A proposta original assegurava apenas a meia-entrada para um acompanhante de pessoa idosa. Geraldo Resende transformou o desconto mínimo em gratuidade total para os casos de maior necessidade.
“Ao facilitar a presença do acompanhante, o projeto reconhece a necessidade de suporte para que a pessoa idosa desfrute plenamente das atividades, contribuindo para uma velhice mais ativa, saudável e integrada”, argumentou o relator.
“O acompanhante, nesses casos, não está ali por lazer próprio, mas como um cuidador essencial para o exercício do direito da pessoa idosa, e o custo do ingresso pode ser uma barreira financeira”, acrescentou Geraldo Resende.
O texto altera o Estatuto da Pessoa Idosa, que hoje já assegura à pessoa idosa o direito à meia-entrada.
Para garantir que o direito do acompanhante seja cumprido, o substitutivo também exige que os promotores e produtores de eventos reservem um percentual mínimo de 10% do total de ingressos para serem comercializados com os descontos previstos, incluindo o benefício do acompanhante.
PRÓXIMOS PASSOS
Também já aprovado pelas comissões do Esporte; e de Cultura, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OLHO NO PRAZOGoverno do Paraná abre última fase de matrículas na rede estadual para 2026
É a última oportunidade para estudantes regularizem a situação escolar, solicitar novas vagas e confirmar matrículas pendentes
01/12/2025 14h50 -
MAIS BARATOContran aprova fim de aulas obrigatórias em autoescolas para tirar CNH
Fim da obrigatoriedade é proposta do governo federal para reduzir custo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
01/12/2025 14h09 -
EM ALTAFoz do Iguaçu vai receber circuito da cerveja artesanal no próximo sábado (6)
Com entrada gratuita, o evento reúne moradores da cidade, turistas da tríplice fronteira e visitantes de diferentes regiões do Paraná e do país
01/12/2025 13h23 -
SOLIDARIEDADE Prefeitura de Guarapuava entrega alimentos arrecadados nos Jogos do Dia do Servidor Público a entidades sociais
Doações obtidas no JOGA reforçam a integração entre esporte, solidariedade e atendimento social no município
01/12/2025 12h50 -
OLHO NO FUTUROGoverno envia à Assembleia Legislativa projeto de lei que institui o Programa Bons Olhos
O projeto destaca que a política pública tem impacto direto na garantia de direitos fundamentais, ao ampliar o acesso de famílias paranaenses a atendimentos especializados
01/12/2025 12h03 -
OPORTUNIDADESCom salários de R$ 12,9 mil, inscrições para o concurso público de Agente Fazendário encerram nesta quarta (3)
As vagas estão distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência e candidatos afrodescendentes, além do cadastro de reserva
01/12/2025 11h23



