Comissão aprova circulação de animais em condomínios
O projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1711/25 que altera o Código Civil para garantir a livre circulação de animais domésticos nas áreas comuns de condomínios, desde que estejam sob responsabilidade de um cuidador. O texto impede que normas condominiais proíbam a presença desses animais, inclusive em elevadores de serviço e escadas.
O colegiado acolheu o parecer favorável do relator, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), ao projeto do deputado Célio Studart (PSD-CE). O relator afirmou que a medida busca evitar proibições consideradas arbitrárias e reduzir conflitos entre moradores. Conforme ele, a proposta “não fragiliza direitos de terceiros”, pois mantém a possibilidade de gestão das áreas comuns para garantir segurança, higiene e sossego.
Atualmente, o Código Civil garante ao condômino o uso das áreas comuns, mas não estabelece regra específica sobre a circulação de animais.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
OLHO NO VENTOSimepar classifica tornado de Piraí do Sul como F3 na Escala Fujita
Fenômeno ocorreu no dia 8 de agosto, associado a rajadas de vento estimadas entre 253 km/h e 332 km/h
16/08/2026 12h02 -
ELEIÇÕES 2026Moro abre campanha em Maringá e coloca o combate à corrupção no centro da disputa pelo Governo do Paraná
“Todo centavo desviado é um centavo que falta na saúde, na educação e na infraestrutura”, afirmou Moro na terra onde nasceu
16/08/2026 11h55 -
ELEIÇÕES 2026Voto protegido: mulheres ameaçadas podem escolher um novo local para votar em Guarapuava
Mulheres com medida protetiva podem solicitar mudança temporária do local de votação; prazo termina nesta quinta (20)
16/08/2026 10h42 -
OLHO NO CLIMA!Chuva dá trégua e Paraná deve ter “veranico” a partir deste domingo (16)
O domingo (16) amanheceu com presença de nuvens baixas/nevoeiros entre o Centro-Sul, Campos Gerais e RMC, mas ainda durante a manhã o sol apareceu
16/08/2026 10h10 -
ELEIÇÕES 2026Eleições: propaganda eleitoral começa neste domingo (16); VEJA O QUE PODE E NÃO PODE!
Saiba como denunciar abusos e irregularidades
16/08/2026 09h50 -
ELEIÇÕES 2026Sandro Alex garante novos investimentos ao Centro-Sul em visita à “maior feijoada do mundo"
Também participaram do evento o governador Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, e o candidato ao Senado, Alexandre Curi (Republicanos)
16/08/2026 09h10



