Com vagas em Guarapuava, Instituto Água e Terra convoca 93 classificados em PSS

Os contratos são temporários e a vigência é de dois anos

19/01/2021 14H51

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, iniciou nessa segunda feira (18 de janeiro) a convocação de 93 profissionais temporários, pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado em 2020. A contratação é mais uma meta atingida pela Secretaria. Desde 2019, quando foi constituída, cerca de 600 novas vagas foram criadas para recompor o quadro de pessoal que ficou defasado, após 30 anos sem concurso.

Somente no ano passado, o órgão contratou 300 técnicos residentes e 60 bolsistas, por meio de certames com ampla concorrência. O último edital, suspenso devido à pandemia, disponibilizou 130 vagas que deverão ser preenchidas assim que o problema da Covid-19 for superado.

A ampliação da equipe, por meio de seleção, foi um dos compromissos assumidos no início da gestão pelo secretário Márcio Nunes, com o objetivo de dar maior celeridade às resoluções das demandas que chegam à pasta.

CARGOS TÉCNICOS

Os contratos são temporários e a vigência é de dois anos em todas as modalidades. Os novos servidores integram equipes em vários municípios paranaenses e áreas diversas. Os 93 classificados por meio de PSS ocuparão os cargos de Técnico de Manejo e Meio Ambiente, Administrador, Biólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Químico, Engenheiro de Pesca, Geógrafo, Geólogo, Químico e Sociólogo.  

As vagas estão distribuídas nos municípios de Curitiba, Cascavel, Cianorte, Irati, Ivaiporã, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava, Toledo, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Paranaguá e União da Vitória.

O secretário Marcio Nunes ressaltou que a ampliação do quadro de funcionários dissolve alguns gargalos da Secretaria, dá celeridade aos processos e desonera a carga dos técnicos que conseguem ficar mais presentes no campo, para fiscalizar e agilizar os procedimentos de  licenciamento, por exemplo.

“Estamos em um processo contínuo de crescimento. Antes do governo de Ratinho Junior, ficamos três décadas sem concursos. Estamos trabalhando para recuperar esse tempo. Esses servidores chegam com novas ideias e muita disposição. A equipe ganha em mão de obra e qualificação, pois a maioria porta títulos de mestrados e até doutorados nas áreas de atuação. É uma importante troca de conhecimento para ambas as partes”, disse, ressaltando que, apesar de as vagas serem temporárias, alguns se destacam pelo trabalho e aumenta a  expectativa de contratação no final do contrato.

SUPORTE

Everton de Souza, diretor-presidente do Instituto Água e Terra, também ressaltou a importância das novas contratações. “Os novos profissionais darão um suporte substancial para a equipe sobrecarregada, principalmente, nesse período de pandemia, quando o teletrabalho limita as atividades de campo, porém, provoca um acumulo de demandas”, disse.

“O IAT está sempre preocupado em atender bem o paranaense, em sintonia com o perfil político-administrativo da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. As novas contratações contribuem com a robustez do órgão e acrescenta na qualificação do quadro funcional, além de corrigir esse os problemas de ausência de concurso público”.

EDITAL E PRAZOS

O Edital n.° 10.01/2020 foi publicado no último dia 18 e os convocados têm até 22 de janeiro para apresentar documentação. O candidato deverá comparecer na Divisão de Recursos Humanos do Instituto Água e Terra – Rua Desembargador Motta, 3384, 3.° andar, Bairro Mercês, das 14 às 17 horas, munidos da documentação descrita no edital e preencher os formulários inerentes para celebração do contrato.

Quem não comparecer na Divisão de Recursos Humanos com a documentação necessária e no prazo estabelecido será considerado desistente da vaga. Neste caso, será convocado o candidato com classificação imediatamente posterior. A apresentação nas sedes dos escritórios regionais para o qual concorreram aos cargos será no dia 25/01, às 8h30. Todos passarão por capacitação para desempenho das funções.

Deixe seu comentário:

Veja Mais