Com Paraná na lista, PF cumpre mais de 30 mandados por abuso contra crianças e adolescentes
Operação foi deflagrada no dia em que ECA Digital entrou em vigor

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (17 de março de 2026), mais de 30 mandados de busca e apreensão para combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e de adolescentes. As ações fazem parte da Operação Guardião Digital, deflagrada em 18 estados e no Distrito Federal.
De acordo com balanço divulgado no início da tarde, foram efetuadas três prisões em flagrante no estado do Rio de Janeiro. Na capital, foram detidos pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) dois homens, de 45 e 36 anos, nos bairros Praça Seca, na Zona Sudoeste do Rio, e Oswaldo Cruz, na Zona Norte.
No Sul Fluminense, um homem de 40 anos também foi preso em flagrante no município de Resende, pela Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda (DPF/VRA).
A operação ocorre no dia em que entra em vigor a Lei nº 15.211/2025, conhecida como ECA Digital, que estabelece novos mecanismos de proteção de crianças e de adolescentes no ambiente virtual.
De acordo com a PF, os mandados de busca e apreensão pretendem identificar e responsabilizar criminosos que atuam principalmente na internet, armazenando, compartilhando, produzindo ou comercializando material de abuso sexual infantojuvenil.
A operação integra, conforme a PF, o esforço permanente da corporação no enfrentamento a esse tipo de crime, considerado uma das mais graves violações à dignidade de crianças e de adolescentes.
A Polícia Federal faz um alerta para a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas.
"O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção", reforça a PF.
Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
ECA DIGITAL
A Lei do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital) começa a valer no Brasil nesta terça-feira (17). A legislação é voltada à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, como redes sociais, jogos eletrônicos, serviços de vídeo e lojas virtuais de produtos e serviços voltados a este público ou que podem ser acessados por ele.
Sancionada em setembro do ano passado, a nova legislação não substitui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, mas estabelece diretrizes mais rigorosas sobre os direitos do público infanto-juvenil, para garantir que a proteção prevista no mundo físico ocorra também no digital.
Veja Mais
-
REFORÇO NA SAÚDE!Guarapuava inaugura nesta sexta (26) complexo inédito de cuidados paliativos com investimento de R$ 23,2 milhões da Itaipu
Presidente da Itaipu cumpre agenda na cidade nesta sexta-feira (26)
25/06/2026 14h48 -
REFORÇOGoverno do Paraná reforça campanha de vacinação contra gripe nas escolas estaduais
Iniciativa é realizada pelas secretarias estaduais da Saúde e da Educação e abrange alunos, professores e funcionários
25/06/2026 14h10 -
IRREGULARIDADESMinistério Público do Paraná emite recomendação administrativa para sanar irregularidades no atendimento da Delegacia de Polícia de Quedas do Iguaçu
A Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu tem o prazo de dez dias para apresentar resposta por escrito quanto ao acatamento das medidas
25/06/2026 13h23 -
SONHOS MACHUCADOSComo um suposto esquema de loteamentos ilegais levou ao pedido de afastamento do vereador Danilo Dominico em Guarapuava
Denúncia do Ministério Público aponta que estrutura pública da Secretaria de Habitação teria sido utilizada para viabilizar loteamentos clandestinos, cobrança de vantagens indevidas, fraude contra famílias vulneráveis e ocultação de recursos
25/06/2026 12h50 -
APREENSÃOAnvisa determina apreensão de cosméticos e saneantes
Maquiagem capilar, álcool e creme para cabelos são fabricados por empresas desconhecidas
25/06/2026 12h02 -
OPERAÇÃOCaso Americanas: PF deflagra segunda fase da Operação Disclosur
Supostas fraudes estão estimadas em R$ 54 bilhões
25/06/2026 11h23



