Com o CEPLUG, Guarapuava tem a chave do cofre do Governo do Estado

* Por Rogério Thomas

18/11/2021 09H13

Não é ousadia nenhuma em afirmar que Guarapuava tem a chave do cofre do Governo do Estado do Paraná. E está fazendo por merecer!

Numa visão estratégica de planejamento e execução, o prefeito Celso Góes buscou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), uma das referências do País em elaboração e acompanhamentos de projetos, a experiência para criar em Guarapuava o Centro de Planejamento Urbano de Guarapuava (Ceplug).

O espaço, que abriga as secretarias de Planejamento e Urbanismo e de Habitação, é um verdadeiro celeiro de projetos. Em poucos meses, Guarapuava atingiu a marca de mais de 60 projetos elaborados, muitos deles já protolocados junto ao Governo do Estado, no aguardo da liberação de recursos, e outros em fase de protocolo.

A idéia de Góes, que já colhe os bons frutos, foi concentrar em um único espaço físico todos os setores envolvidos no processo de planejamento, monitoramento e execução urbana e habitacional da cidade. 

Em julho deste ano, o prefeito afirmou que “cidades grandes e capitais já possuem esse tipo de estrutura e estamos trazendo para Guarapuava este centro de projetos e planejamento que vem sendo concebido nos moldes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Estou animado para que esse novo espaço comece a funcionar, e desenvolver projetos inovadores, modernos e eficientes para a nossa cidade”.

A expectativa está se tornando realidade!

Há muitas décadas, eu ouvi o ex-governador do Paraná, Ney Braga, afirmar: “Se tiver projeto, terá recurso”.

E nesse tempo todo, nada mudou. O segredo de ter acesso aos recursos do Estado é a elaboração de projetos sólidos, que contemplem todos os aspectos necessários para se chegar ao crédito para sua execução.

Guarapuava está dando mostras que, com o Ceplug, realmente tem a chave do cofre do Governo do Paraná.

Rogério Thomas

Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Comunicação Social - Bacharelado em Jornalismo. Já correu esse mundão de Deus, mas ainda não viu de tudo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais