Com o apoio do Crea-PR, Guarapuava sediará XVIII Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos

Evento trará discussões para que o agronegócio paranaense e brasileiro continue crescendo com sustentabilidade

12/10/2018 08H31

 A 18ª edição do Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, em Guarapuava acontece nesta segunda feira (15 de outubro), tem início. O evento promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Guarapuava e pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná tem como apoiadores o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a Cooperativa Agrária.

Nesta edição, o Congresso será realizado simultaneamente ao Wintershow, que é o maior evento técnico-científico nacional voltado para cereais de inverno. Unindo a programação, os organizadores possibilitarão a participação ativa dos inscritos em ambos os eventos.

De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Guarapuava, José Roberto Papi, as discussões propostas pelos dois eventos são complementares por isso a decisão em uni-los de alguma forma.  “O Wintershow é um evento de difusão de tecnologias e o Congresso traz uma proposta de reflexão sobre educação empreendedora, pesquisa inovadora e exercício profissional, por isso são eventos complementares. Esperamos a participação de profissionais que estejam preocupados em debater e trazer proposta para a melhoria do ensino e modernização das legislações que regem o nosso exercício profissional”, destaca. 

Especificamente em relação ao exercício profissional, o gerente da regional de Guarapuava do Crea-PR, Thyago Giroldo Nalim, aponta que o Conselho terá um estande no Wintershow justamente para orientar os participantes sobre questões de legislação profissional. “Nós apoiamos eventos como este em todo o estado, pois assim o Crea-PR consegue ter uma aproximação com um número expressivo de profissionais da categoria, visando sempre esclarecer sobre a atuação do Conselho”, afirma.

DESTAQUES DO CONGRESSO

A programação do XVIII Congresso conta com uma grade de palestras e mesas redondas que versam sobre os mais variados aspectos do agronegócio em nível nacional e estadual. Uma das abordagens interessantes a respeito da tecnologia é a mesa redonda “Oportunidades profissionais para o Engenheiro Agrônomo na Era Digital”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Manfred Schmid. De acordo com Schmid, o eixo central de sua fala será trazer para os profissionais da Agronomia o entendimento das potencialidades da tecnologia no campo, que se utilizadas da maneira correta podem trazer diagnósticos e recomendações mais assertivas.  “Muitas das funções antes advindas da experiência e intuição de bons profissionais, podem ser hoje obtidas, de forma digital, a partir de ferramentas da informática. Para exemplificar, hoje, uma câmera digital com infravermelho (mesmo estando em um satélite) enxerga mais detalhes de uma lavoura do que a vista humana. Temos que aprender a usar esta nova tecnologia reinventando nossa forma de trabalhar. Certamente teremos uma agricultura muito mais eficiente com essas inovações”, explica.

Outra discussão que estará presente no Congresso se refere ao relacionamento humano dentro do agronegócio, através da palestra “A necessidade da mudança comportamental dos profissionais da Agronomia junto à sociedade brasileira”, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Rodrigo Luz Martins. Conforme Martins, a palestra trará uma abordagem sobre relações pessoais dentro das atividades do campo. “É uma palestra diferente, em uma área que venho atuando e que aborda a relação de pessoas, as relações humanas, a questão da parte de psicologia e comportamental e o que tudo isso traz de impacto naquilo que se refere à tecnologia, assistência técnica, comercialização, vendas, compras, desenvolvimento, pesquisa e relacionamento na agronomia”, destaca.

O evento será realizado no Centro Cultural Mathias Leh, que fica localizado na Avenida Michael Moor, 1951 Colônia Vitória, Entre Rios. As inscrições podem ser realizadas através do site: https://www.agronomiaparana.com.br/inscricao.

(Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

Veja Mais