Cinema na Praça encanta público guarapuavano com sessões ao ar livre e programação inclusiva
Exibições na Praça da Fé reuniram moradores para uma experiência cultural gratuita e acessível
Foto: Secom
Nessa quarta-feira (13 de agosto), a Praça da Fé em Guarapuava se transformou em uma sala de cinema a céu aberto com a passagem do projeto Cinema na Praça. Com sessões às 15h e às 19h, a iniciativa conta com produções brasileiras e clássicos do cinema mundial. O programa atraiu moradores de todas as idades para uma imersão cultural, unindo lazer, arte e acessibilidade.
O programa foi idealizado pelo Governo do Estado e viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto já percorreu diversas cidades do Paraná com o objetivo de ampliar o acesso da população ao cinema, oferecendo exibições gratuitas e de qualidade em espaços públicos.
A secretária de Cultura, Rossana Campello Manfredini, destacou a importância da ação, “O Cinema na Praça traz arte e cultura para o público de forma gratuita, permitindo que todos experienciem a sétima maravilha do mundo, que é a arte do cinema. É um momento público de lazer e aprendizado, e estamos muito felizes por Guarapuava ter sido escolhida para receber essa ação em itinerância pelo Paraná, por meio da Lei Aldir Blanc.”
Na primeira sessão foi apresentado o filme de comédia brasileiro “O Homem do Sputnik”, obra do diretor Carlos Manga, lançado em 1959. O filme acompanha a história de um casal do interior que descobre em seu quintal um objeto parecido com o satélite russo Sputnik. A descoberta atrai a atenção de estrangeiros e dá início a uma série de situações inesperadas e engraçadas. A sessão contou com tradução em Libras, garantindo que a experiência fosse inclusiva e acessível a todos.
O público participou das sessões ao longo do dia, aproveitando a oportunidade para assistir aos filmes em um ambiente ao ar livre. Pessoas de diferentes idades, incluindo crianças, jovens e idosos, estiveram presentes, acompanhando a programação e vivenciando o espaço público como uma alternativa de lazer e acesso à cultura. A iniciativa possibilitou que a comunidade tivesse contato com produções cinematográficas, promovendo entretenimento e uma experiência cultural compartilhada.
A espectadora da primeira sessão, Idelvane Schinemann, que assistiu ao filme “O Homem Sputnik”, relatou a sua experiência vivida no projeto, “Acho muito boa a ideia de trazer o cinema para a praça, principalmente para as crianças. É importante oferecer mais atividades como essa em um espaço público, que é aberto e agradável para a comunidade. Eventos assim são uma ótima oportunidade de entretenimento para todas as idades.”
Já às 19h, o público pode assistir ao curta-metragem “A Escola de Ensino Fenomenal II”, dos diretores Levi Brandão e Nélio Spréa, e ao clássico hollywoodiano “Cantando na Chuva” (1952), dirigido por Stanley Donen, garantindo mais uma oportunidade de vivenciar cinema gratuito e ao ar livre.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRAMITANDOProjeto define chácara como propriedade rural e prevê benefício
Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado
06/11/2025 16h11 -
SEGURANÇAPRF apreende 120 quilos de skunk após fuga na BR-277 nesta quinta (6), em Guarapuava; VEJA O VÍDEO
O motorista abandonou o carro e fugiu para uma área de mata
06/11/2025 15h23 -
CLIMAALERTA: Tempestades desta sexta (7) devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
Tempestades severas serão registradas em várias regiões do Estado, com possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo
06/11/2025 14h50 -
TRADIÇÃO E FÉ!Tradição, fé e diversão: Festa da Comunidade São Francisco de Assis promete agitar o Jardim das Américas neste domingo (9)
O tríduo em honra a São Francisco de Assis acontece nesta quinta, sexta e sábado (dias 6, 7 e 8 de novembro), sempre às 19h
06/11/2025 14h10 -
MESCLARComo mesclar PDFs online gratuitamente sem perder a formatação
Veja um passo a passo básico para unir PDFs
06/11/2025 13h53 -
NO BOLSOPor unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
06/11/2025 13h23


