Cientistas acham enzima que identifica risco de morte súbita de bebês
Descoberta foi feita por pesquisadores australianos
Uma equipe de pesquisadores australianos identificou um marcador bioquímico no sangue que pode ajudar a identificar bebês recém-nascidos que correm o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI), descoberta importante que, segundo eles, cria um caminho para intervenções futuras que podem evitar tragédias.
No estudo, bebês que morreram de SMSI tinham níveis menores de uma enzima chamada Butirilcolinesterase (BChE) pouco depois do nascimento, disseram os pesquisadores. A BChE atua na via de estímulo ao cérebro, e baixos níveis reduziriam a capacidade de um bebê dormindo acordar ou responder ao ambiente.
As descobertas mudam o panorama e não oferecem apenas esperanças para o futuro, mas também respostas para passado, disse a líder do estudo, Carmel Harrington, do Hospital Infantil de Westmead, na Austrália, em um comunicado.
“Um bebê aparentemente saudável dormindo e não acordando é o pesadelo de qualquer pai, e até agora não havia absolutamente nenhuma maneira de saber qual bebê passaria por isso”, disse Harrington. “Mas esse não é mais o caso. Descobrimos o primeiro marcador que indica vulnerabilidade antes da morte”.
Usando manchas de sangue seco coletadas no nascimento, dentro de um programa de triagem neonatal, a equipe de Harrington comparou níveis de BChE em 26 bebês que posteriormente morreram de SMSI, 41 que morreram de outras causas e 655 que sobreviveram.
A SMSI é a morte sem explicação de um bebê aparentemente saudável durante o sono. Harrington perdeu o seu próprio filho para SMSI 29 anos atrás e dedicou sua carreira a pesquisar a condição, segundo o comunicado.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OPORTUNIDADESA Agência do Trabalhador de Guarapuava divulga as vagas para esta quinta (02)
Que tal um emprego novo?
26/05/2022 07h52 -
GERANDO FRUTOS Parceria entre a Semads e o Ciee no programa “Jovem Em Ação” gera frutos com a contratação de participantes
A partir do segundo semestre deste ano e para 2023, a Secretaria organiza novos cursos em parceria com o CIEE para serem ministrados aos participantes do programa, e também nas unidades do CRAS
25/05/2022 17h41 -
CUIDADOS E DIREITOS Rede de proteção e cuidado da pessoa idosa é criada em Guarapuava
As reuniões são realizadas mensalmente, nas terceiras quintas, no período da manhã
25/05/2022 17h34 -
EXEMPLOGuarapuava sedia o Future Day, maior evento de fomento e criatividade no município
Objetivo foi espalhar conhecimento e aprender os gatilhos para exercer a criatividade
25/05/2022 17h00 -
TRÂNSITO Detran e PRF assinam termo de cooperação para compartilhamento de dados
O Detran-PR dará acesso ao cadastro de condutores, veículos e infrações, e a PRF disponibilizará os sistemas multiagências desenvolvidos pela instituição e a soluções de comunicação digital, conforme necessidade do Detran
25/05/2022 16h22 -
LUTA CONTRA CORONAVÍRUS Paraná soma 2,4 milhões de casos e mais de 43 mil óbitos pela Covid-19
Os óbitos divulgados nesta data são de maio (7), abril (2), março (1), fevereiro (1) e janeiro (1) de 2022; agosto (1), maio (1) e março (1) de 2021
25/05/2022 16h14