A mudança do tempo, com a chegada de uma frente fria entre esta sexta-feira (13 de setembro), e sábado (14), a chuva retorna ao Paraná, ao menos em boa parte das regiões. Nestes dias é possível que seja registrado o fenômeno chamado de chuva preta, a exemplo do que já foi registrado no Rio Grande do Sul, onde a frente fria já provocou chuva.
O meteorologista Samuel Braun, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que, após longos períodos de seca, a chuva que chega acaba ‘lavando a atmosfera’, ou seja, limpa o ar. Ela transporta todos os poluentes, todo o material particulado em direção à superfície.
“Portanto, essa combinação de frente fria, ocorrência de chuva e presença de fumaça, uma presença significativa de fumaça, pode gerar um fenômeno chamado de chuva preta ou chuva negra, que é a chuva que chega à superfície, no caso ela vai chegar com uma coloração mais escura em comparação ao normal, isso em função da grande quantidade de fumaça e fuligem presente na atmosfera”, explica.
Chuva preta pode contaminar água e alimentos
Isso poderá ocorrer por conta da presença bastante significativa de fumaça e fuligem, que tem dado a aparência de uma grande névoa no céu do estado do Paraná. “A consequência mais grave que essa chuva preta pode causar é a contaminação das águas superficiais, dos alimentos que estão ao ar livre, que acabam sofrendo essa precipitação, isso em função da quantidade de poluentes que podem ocorrer, que podem estar associados essa precipitação que ocorre entre a sexta-feira e o sábado”, alerta.
Braun afirma ainda que a probabilidade maior para a ocorrência desse fenômeno da chuva preta é para as regiões sudoeste, oeste e noroeste. “Especialmente entre a tarde e noite da sexta-feira e também entre a madrugada e manhã do sábado”, diz.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2024Com diferença de 144 votos, Denilson Baitala é eleito prefeito de Guarapuava
Câmara renova sete vereadores
06/10/2024 19h37 -
UTILIDADE PÚBLICAVai faltar água em Guarapuava na terça (8), alerta Sanepar
A previsão é de que o abastecimento normalize a partir das 14 horas, de forma gradativa
06/10/2024 17h04 -
OLHO NO PRAZOInscrições para o Vestibular UTFPR terminam na próxima quarta (8)
Provas também serão realizadas em Guarapuava
06/10/2024 14h50 -
PREPARAÇÃOParóquias da diocese de Guarapuava iniciam visitas missionárias em preparação para o Jubileu de 60 anos
No ano de 2025, a caminhada missionária será norteada pelo tema “Peregrinos da Esperança”
06/10/2024 12h50 -
RECONHECIMENTOProjeto do curso de Administração da Unicentro é premiado na fase estadual do Desafio Liga Jovem
Mais de 49 mil estudantes de todo o país participam desta edição do Desafio Liga Jovem
06/10/2024 10h50 -
ELEIÇÕES 2024Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro
06/10/2024 10h10