Carnaval no Lago reúne famílias, encanta crianças e reforça campanha “Não é Não” em Guarapuava
O Aterro do Parque do Lago foi tomado por cores, música e diversão na tarde desse domingo (15)
Foto: Secom
A programação de Carnaval reuniu dezenas de famílias nesse domigo (15 de fevereiro de 2026) em Guarapuava, o espaço se transformou em um verdadeiro universo infantil, com pintura de rosto, tranças e dreads no cabelo, esculturas em balões e diversas atividades lúdicas que garantiram a alegria da criançada.
O Carnaval Infantil contou ainda com a animação do DJ Weser e distribuição de brindes para o público.
Entre sorrisos, fantasias e muita empolgação, a pequena Maria Antônia Gonzales, de 5 anos, resumiu o sentimento do dia. “Eu tô achando legal, divertido, eu ganhei um balão de uma moça, estou me divertindo muito. Eu até subi no palco, este é o melhor dia da minha vida.”
Para os pais, o evento também teve um significado especial. A nutricionista Marina Gonzales, mãe da Maria Antônia, destacou a importância de momentos como esse. “Estou achando muito legal, muito bacana. As crianças precisam de coisas mais lúdicas, que elas possam brincar ao ar livre, sair do ambiente fechado. Essas brincadeiras, a pintura no rosto está muito divertida, as músicas antigas, para elas verem o que a gente passou quando a gente era criança, está muito legal.”
Além das atividades infantis, o evento também marcou um momento importante para o movimento cultural da cidade. O diretor do Move Samba, Marco Aurélio Amâncio, que faz parte da equipe organizadora do evento, celebrou a realização da programação voltada às crianças. “Hoje a gente está aqui no lago realizando uma peça para as crianças pelo movimento sambista de Guarapuava que surgiu faz três anos já e a gente está numa evolução. Essa é a primeira vez que a gente consegue fazer um evento para as crianças. Gostaria que vocês viessem para cá curtir o carnaval com a gente de Guarapuava. Um abraço, galera”.
Durante o evento, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres também esteve presente com uma ação orientativa voltada à conscientização da população, com a campanha “Não é Não: no bloco e nas redes” reforçando o combate ao assédio e à importunação sexual durante o Carnaval.
A secretária da pasta, Laura Maria Iatskiu destacou a importância da mobilização. “Durante esses três dias, estamos fazendo uma campanha de sensibilização e conscientização da população a respeito do assédio e da importunação sexual. Nós estamos distribuindo bótons autocolantes para que a população também possa aderir a essa campanha junto conosco. Além disso, a equipe da Secretaria da Mulher também está presente para acolher e orientar as mulheres em caso de assédio sexual. Lembrando que não é não e depois do não tudo é crime.”
A equipe permaneceu no local oferecendo orientação, apoio e reforçando que o respeito deve estar presente em todos os espaços da festa.
A programação seguiu à noite, a partir das 18h, com shows de Rapositas e Carol Geraldis & Tai, garantindo animação para todas as idades.
O Carnaval no Lago segue com programação diversificada, fortalecendo a cultura local, promovendo lazer às famílias e reforçando a importância do respeito e da segurança para todos.
Confira a programação dos próximos dias:
- 16/02 (Segunda-feira) – Aterro do Parque do Lago
A partir das 18h:
Grande Roda de Samba
A roda de samba será formada por músicos dos principais grupos que integram o Movimento dos Sambistas de Guarapuava (Move Samba), celebrando a união e a força do samba local.
- 17/02 (Terça-feira)
A partir das 15h:
Desfile de Samba, com saída pela Rua XV de Novembro e Saldanha Marinho até o palco do Lago, com fantasias e bateria.
Shows no Aterro do Parque do Lago:
Samba da Flávia – 17h
Pagode Dazantyga – 18h45
Grupo Por Acasos – 20h30
(Com assessoria)
Veja Mais
-
OLHO NO BOLSOEconomia sem dor de cabeça: Procon-PR alerta para cuidados essenciais na Black Friday
Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania orienta sobre pesquisa de preços, prevenção contra golpes virtuais e o consumo consciente para evitar o endividamento no fim do ano
04/11/2026 17h00 -
DEIXAR EM DIA!Saúde reforça chamado às pessoas idosas para vacinação contra a gripe em todo o Paraná
A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal e proteger a população idosa contra as formas graves da doença e suas complicações
04/11/2026 16h10 -
OLHO NO CLIMA!Risco de tempestades aumenta nesta quarta (4) no Paraná, prevê Simepar
As rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h em algumas cidades, e há previsão de precipitação de granizo com mais de 2 cm de diâmetro
04/11/2026 15h23 -
PIONEIRISMOGuarapuava é pioneira ao receber o primeiro Museu Satélite do Paraná em celebração aos 150 anos do Museu Paranaense
Em parceria com o Governo do Estado, município inaugura circuito museológico focado na valorização da história regional e na memória dos povos originários
04/11/2026 14h50 -
CONQUISTA!Sanepar ganha prêmio com programa de jornada reduzida para pais de filhos com deficiência
Além da redução de carga horária, iniciativa oferece benefícios como medicamentos, próteses e terapias
04/11/2026 14h10 -
OPORTUNIDADESUnicentro abre vagas remanescentes para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública no Polo UAB Guarapuava
São ofertadas 16 vagas na modalidade a distância com inscrições gratuitas até 8 de novembro
04/11/2026 13h23


