Campus Avançado da Unicentro em Prudentópolis funciona em nova sede

Mudança é temporária, enquanto Prefeitura reforma o prédio da unidade universitária

01/02/2022 12H59

(Foto: Unicentro)

O Campus Avançado de Prudentópolis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) começa o ano de 2022 em nova sede. A unidade universitária – que antes funcionava no Centro Integrado de Educação Municipal, localizado no prolongamento da Avenida São João, no bairro Barro Preto – foi temporariamente transferida para um novo endereço: nas instalações do Colégio São José, onde funcionava o antigo seminário dos padres ucranianos. Agora no centro da cidade, o campus Prudentópolis, que atualmente oferta os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia, com aproximadamente 330 alunos matriculados, pode continuar contando com uma estrutura completa para atender as necessidades da comunidade universitária.

“O prédio do Colégio São José disponibiliza um maior número de salas, com equipamentos multimídia, internet, ampla biblioteca, laboratório de informática, cantina universitária, administrativo e um maior espaço para orientações aos alunos”, conta o diretor do campus, professor Edson Macohon.

O Campus Avançado da Unicentro em Prudentópolis é operacionalizado, há 23 anos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a universidade. A Prefeitura fornece a estrutura física, funcionários administrativos e transporte para professores. Segundo o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, a necessidade de mudança temporária do campus da Unicentro para a rua Cândido de Abreu, número 1636, se deu para que algumas melhorias possam ser feitas na sede original.

“Prudentópolis tem um Centro de Educação e esse centro precisou de melhorias. Estamos trabalhando com uma reforma e, neste período, precisamos transferir a universidade para um prédio que consiga dar uma estrutura para eles enquanto estamos reformando a estrutura antiga. Esse novo prédio é alugado pela Prefeitura e colocado a disposição da Unicentro”, explica o prefeito. “Como as melhorias já vão ser feitas, e para a Unicentro vai ser melhor estar em um Centro de Educação, a ideia é terminar esse projeto o quanto antes – a empreiteira já está trabalhando lá – e em um período máximo de seis a oito meses já estarmos voltando com a Unicentro para lá, em uma estrutura nova, reformada, ampliada e, inclusive, com melhorias de tecnologias nas salas de informática, para dar um melhor atendimento a nossos universitários”, vislumbra.

A assinatura do contrato para nova sede do campus Prudentópolis aconteceu em dezembro e contou com a presença do diretor da unidade universitária, Edson Macohon; do prefeito Osnei Stadler; da chefe do setor de Licitação da Prefeitura, Lidiane Campagnaro; do pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Maurício Atamanczuk; do chefe do Departamento de Turismo da universidade, Ronaldo Maganhotto; e dos diretores do Colégio São José, padre Roberto Lucavei e Lucas Lupepsa.

De acordo com o diretor padre Roberto, o colégio também está disposto a colaborar com a Unicentro em relação aos protocolos de biossegurança contra o coronavírus, disponibilizando a higienização do espaço para que os acadêmicos possam se sentir seguros ao frequentar o campus. “A nossa atividade aqui no colégio acaba às 17h, e os alunos começam a chegar na universidade lá por 18h40. Então, olhamos essas questões e vimos que é possível. Temos o pessoal da limpeza que agiliza a higienização dos corredores e salas de aula. Então, a hora que os alunos chegarem já terão as salas limpas e preparadas para as aulas”, enfatiza.

Segundo o diretor do campus Prudentópolis da Unicentro, professor Edson Macohon, a ideia é aproveitar o período de mudanças para pensar na possibilidade de ampliação de oferta de cursos pela universidade no município. “Com essa estrutura maior, poderemos discutir a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, claramente, a Unicentro se fortalecerá no município e na região”, finaliza.

Deixe seu comentário:

Veja Mais