Campanha Guarapuava Imunizada divulga próximas ações de vacinação

Nesta terça (21), Guarapuava segue com aplicação das segundas doses

20/09/2021 14H41

Nesta terça feira (21 de setembro), Guarapuava segue com aplicação das segundas doses contra a Covid-19 nas tendas de vacinação da Praça Cândido Xavier e nas UBS’s (São Cristóvão, Boqueirão, Xarquinho I, Vila Carli e Morro Alto). Estarão disponíveis doses de todos os laboratórios.

TERCEIRA DOSE

Na quarta feira (22) inicia a aplicação da terceira dose em pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidas. “Elas devem ter tomado a segunda dose há, pelo menos, 6 meses. A comprovação dos imunossuprimidos se dará com apresentação de atestado médico e da receita com medicamentos indicados na lista divulgada pelo Ministério da Saúde”, explica Hiagor Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica.

Para tomar a terceira dose, a pessoa deve apresentar também um documento com foto e a carteira de vacinação. Nessa remessa, a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) encaminhou vacinas da Pfizer como dose de reforço, independentemente de qual laboratório produziu as outras doses.

ADOLESCENTES

A SESA ainda está definindo como e quando deve iniciar a vacinação de adolescentes no Paraná. Devido à orientação do Ministério da Saúde, por enquanto, a aplicação nesse público segue suspensa.

Tabela Imunossuprimidos

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1). VII – Pacientes em hemodiálise. VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.

Deixe seu comentário:

Veja Mais