Cade dá 30 dias para Gol e Azul detalharem acordo de cooperação
Empresas ficam proibidas de expandir as rotas conjuntas até decisão

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que as companhias aéreas Gol e Azul apresentem, em até 30 dias após serem notificadas, cópia e detalhes do acordo de cooperação comercial (codeshare) que as duas empresas anunciaram em maio de 2024, com o propósito de "conectar suas malhas aéreas".
Com a decisão, Gol e Azul ficam proibidas de expandir as rotas conjuntas até que o Cade dê a palavra final sobre o mérito e as eventuais consequências do acordo. Se as empresas não submeterem os detalhes da parceria ao conselho dentro do prazo estabelecido, deverão suspender o acordo, respeitando os direitos dos clientes que tenham adquirido passagens aéreas vendidas conjuntamente.
A decisão é fruto de um Procedimento de Apuração de Ato de Concentração que o Cade instaurou para avaliar se os termos da parceria teriam que ser analisados e aprovados pelos conselheiros que integram a autarquia responsável por instruir os processos administrativos de apuração de infrações à ordem econômica e atos de concentração.
O procedimento apuratório inicial não diz respeito ao mérito da cooperação comercial e seus efeitos, mas apenas à necessidade das empresas informarem o Cade sobre a estratégia e cláusulas contratuais. Para o relator do caso, o conselheiro Carlos Jacques, os contratos de codeshare não contam com isenção automática da análise concorrencial, devendo ser avaliados individualmente.
Em seu voto, o conselheiro recuperou o histórico de avaliação, pelo Cade, de semelhantes acordos de cooperação comercial. Jacques também propôs alguns critérios para delimitar os casos em que o conselho deve atuar, tais como os que envolvam a participação de empresas aéreas nacionais; sobreposição de malhas; bilateralidade do acordo e efeitos equivalentes a operações de fusão, sobretudo no que se refere a riscos de coordenação entre concorrentes.
Para o relator, contratos envolvendo companhias nacionais em voos domésticos suscitam maiores preocupações concorrenciais do que aqueles firmados entre empresas internacionais. Por isso, decisões anteriores, tal como a firmada no caso TAM/Qatar, não se aplicam ao caso Gol/Azul. O voto do relator foi aprovado por unanimidade.
Segundo a Gol, a parceria entre as duas companhias inclui, inicialmente, as rotas domésticas exclusivas, ou seja, aquelas operadas por apenas um das duas, e também os programas de fidelidade, de forma a permitir que, ao adquirirem bilhetes para trechos inclusos no codeshare, os clientes acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha.
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICAAtenção: Secretaria de Saúde adota medidas preventivas após enxame de abelhas na UBS Xarquinho I em Guarapuava
Enxame identificado na noite dessa quarta (13) levou ao isolamento de parte da área externa da unidade para garantir a segurança da população
14/05/2026 07h04 -
VIOLÊNCIAAssaltante foge após render entregador com canivete em Guarapuava
Crime aconteceu durante atendimento noturno em Guarapuava; suspeito não foi localizado
14/05/2026 06h23 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego de hoje (14-quinta) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
14/05/2026 06h17 -
LUTOÓbitos de hoje (14-quinta) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
14/05/2026 06h15 -
REAJUSTE Prefeito Denilson Baitala autoriza reajuste de 5% aos servidores municipais; percentual acima do índice de inflação
Projeto será encaminhado à Câmara nesta quinta-feira (14)
13/05/2026 17h54 -
REFORÇO NA SAÚDEObras do Hospice e Casa de Apoio em Guarapuava chegam a 90% de execução
Estrutura financiada pela Itaipu Binacional deve começar a atender pacientes da 5ª Regional de Saúde a partir de julho
13/05/2026 17h00


