BOPE comemora mais um ano de atuação com 100% de êxito em ocorrências com reféns
O Batalhão de Operações Especiais atendeu 83 grandes ocorrências neste ano, incluindo ações de combate ao crime organizado, ocorrências com reféns e crises envolvendo explosivos

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná atendeu 83 grandes ocorrências neste ano, incluindo ações de combate ao crime organizado, ocorrências com reféns e crises envolvendo explosivos. O grande destaque é que todos os 10 casos com reféns ou vítimas foram resolvidos sem vítimas, graças ao gerenciamento de crise e às técnicas de preservação da vida.
O BOPE apreendeu 32 armas (calibres 5.56 e 7.62), armamentos de alto poder destrutivo. Além disso, 403,3 quilos de explosivos foram apreendidos em apoio a outras forças. O total de explosivos retirados de circulação pelo batalhão entre 2024 e 2025 chega a 4,8 toneladas. Um dos casos simbólicos aconteceu em Campo Mourão, quando as equipes localizaram quase 240 kg de explosivos em um carro.
O batalhão especial da PMPR também tem atuado em crises dinâmicas, como roubos a instituições financeiras nas modalidades conhecidas como "novo cangaço" e "domínio de cidades", que envolvem armamento pesado e organizações criminosas interestaduais. Em paralelo, a unidade mantém ações preventivas e de assessoramento técnico, integrando-se a órgãos de inteligência estaduais e federais para antecipar ameaças e apoiar investigações complexas. Foram mais de 200 missões de janeiro a setembro, contando também apoio a outras operações.
“O batalhão tem papel essencial na estratégia de segurança do Estado. Atua em situações de altíssimo risco com técnica e responsabilidade, sendo referência nacional em eficiência operacional e em inovação tática. A unidade simboliza a capacidade do Paraná de responder a qualquer ameaça com profissionalismo e legitimidade", afirma o tenente-coronel Cezar Hoinatski, comandante do BOPE. "Cada operação bem-sucedida é resultado de muito treinamento, disciplina e, sobretudo, do compromisso com a preservação da vida e com a segurança da população paranaense".
Além do desempenho operacional, o tenente-coronel destaca que o BOPE vive um processo contínuo de modernização tecnológica. Estão em aquisição novos fuzis de precisão, miras holográficas, sistemas de monitoramento termal, robôs antibombas e drones com sistemas de contramedidas eletrônicas, além de simuladores de realidade virtual voltados ao treinamento e à avaliação do efetivo.
BOPE
O BOPE é composto por três companhias: a 1ª Companhia de Operações Especiais (COE), a 2ª Companhia de Operações Especiais, responsável pelo Esquadrão Antibombas (EAB), e a 3ª Companhia de Operações Especiais, dedicada à Equipe de Negociação (EN).
Ele tem sua origem na Companhia de Operações Especiais (COE), criada em 27 de outubro de 1964, sendo o capitão Goro Yassumoto seu primeiro comandante. A unidade evoluiu para Corpo de Operações Especiais (COE) em 1968. No entanto, sua estrutura foi extinta em 1974 devido a conflitos operacionais, abrindo um vácuo de quase 15 anos sem uma força especializada de resposta para Operações Especiais na PMPR.
A importância histórica da unidade foi recentemente reconhecida. Por meio do Decreto Estadual nº 3078, de 2023, o Governo do Paraná oficializou o dia 27 de outubro de 1964 como a data de origem do BOPE, um ato que reforça o papel essencial do batalhão como tropa de elite nas missões críticas.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SABOR E SOLIDARIEDADEAbrasel espalha sabor e afeto em ações emocionantes no Dia das Crianças em Guarapuava
Para a diretora executiva da Abrasel Regional, Patrícia Elias, essas ações refletem o verdadeiro propósito da entidade
27/10/2025 17h00 -
ELEIÇÕES 2026Josiel Lima é nome forte nas eleições de 2026 em Guarapuava, aponta pesquisa
“Se hoje fossem as eleições, ele estaria com 3% — mas 55% poderia votá-lo” — frase que corre nos bastidores políticos de Guarapuava
27/10/2025 16h49 -
OLHO NAS DATASFestival Curucaca abre inscrições para oficinas gratuitas na área do audiovisual
As vagas são limitadas: VEJA COMO SE INSCREVER
27/10/2025 16h10 -
FÉ!Jovens são investidos como cerimonialistas na Paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão
O rito de investidura destacou a importância desse ministério na vida da Igreja, que exige zelo, dedicação e espírito de serviço
27/10/2025 14h40 -
ORGULHOBombeiros paranaenses são campeões de torneio nacional de salvamento veicular
A vitória dos bombeiros do 4º BBM garantiu ao CBMPR uma vaga para representar o Brasil no Desafio Mundial de Salvamento Veicular, que ocorrerá em 2026, no Rio de Janeiro
27/10/2025 14h10 -
SAÚDECura de câncer de próstata pode chegar a até 98%
Estimativa é de especialista da Sociedade Brasileira de Urologia
27/10/2025 13h23



