Bolsonaro ficará afastado da Presidência por mais quatro dias, diz porta-voz

Presidente retomaria cargo nesta sexta, mas equipe médica decidiu prolongar tempo de repouso

13/09/2019 08H00

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se recupera de uma cirurgia realizada em São Paulo, ficará afastado do cargo por mais quatro dias, segundo nota divulgada na tarde desta quinta feira (12 de setembro) pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

A previsão inicial era a de que Bolsonaro reassumisse o cargo nesta sexta feira (13). Agora, isso deve acontecer apenas na terça feira (17). O hospital montou um escritório, de onde Bolsonaro poderá despachar. Ainda não há previsão de alta.

"A recuperação do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evolui positivamente. Entretanto, a equipe médica da Presidência da República decidiu mantê-lo afastado do exercício da função de chefe do poder executivo, por mais quatro dias, a contar de 13 de setembro de 2019, com a finalidade de proporcionar maior tempo de descanso", diz o comunicado.

Às 19h desta quinta, Bolsonaro (PSL) fez uma live no Facebook e falou pela primeira vez desde que passou por uma cirurgia de hérnia no último domingo (8). Ele fez balanço de medidas do governo federal e agradeceu aos médicos que o atenderam desde que levou facada durante as eleições do ano passado.

Foi a quarta operação desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018. Desta vez, o objetivo era corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.

Desde domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o cargo de presidente da República de forma interina.

De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quinta, Bolsonaro tem "recuperação progressiva dos movimentos intestinais".

Ele permanece com sonda nasogástrica, em jejum oral e alimentação parenteral (endovenosa). Mantém fisioterapia respiratória e motora. Foi feito curativo cirúrgico, com ferida operatória de bom aspecto, diz o boletim.

Deixe seu comentário:

Veja Mais