Balanço: PRF registra queda de 11,1% nas mortes e de 10,5% nos sinistros de trânsito na região de Guarapuava no primeiro semestre de 2026
Ações operacionais na circunscrição da 8ª Delegacia também resultaram na apreensão de mais de 11,5 toneladas de maconha e mais de 640 mil maços de cigarros ilegais
Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, no primeiro semestre de 2026, 264 sinistros de trânsito nas rodovias federais que cortam a circunscrição da 8ª Delegacia, em Guarapuava (com destaque para as BRs 277, 373 e 153). As ocorrências resultaram em 308 pessoas feridas e 32 mortes.
Em comparação com o mesmo período de 2025 (quando foram registrados 295 sinistros e 36 óbitos no trecho comparável), houve redução de 10,5% no número total de sinistros, queda de 20,4% nos acidentes graves e redução de 11,1% no total de mortes. O número de feridos manteve-se estável.
O diagnóstico dos acidentes graves na região aponta que a conduta dos condutores segue como fator determinante para a ocorrência e a severidade dos acidentes. As ultrapassagens indevidas, a velocidade incompatível e a desatenção ao volante permanecem associadas aos sinistros de maior letalidade, como as colisões frontais.
Diante desse cenário, a PRF na região de Guarapuava intensificou a fiscalização ostensiva e as ações de Educação para o Trânsito (EDT). A prioridade tem sido o direcionamento do policiamento para os trechos críticos e a fiscalização de veículos de carga e veículos de passeio em condutas de risco, buscando coibir comportamentos inadequados antes que resultem em acidentes.
Paralelamente às ações de segurança viária, a atuação da 8ª Delegacia da PRF no primeiro semestre de 2026 resultou na interdição de importantes fluxos de ilícitos que atravessam o centro do estado.
No combate ao narcotráfico, a PRF retirou de circulação 11,59 toneladas de maconha na circunscrição da delegacia entre janeiro e julho de 2026. No mesmo período, também foram apreendidos 50 kg de cocaína, 4 kg de crack e 165 unidades de drogas sintéticas.
As ações de combate ao contrabando e descaminho resultaram na apreensão de 640.237 maços de cigarros de origem ilegal, volume significativamente superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. A maior parte das interceptações ocorreu ao longo da BR-277, principal corredor logístico da região.
Veja Mais
-
TRADIÇÃO E FÉ!Romaria dos Caminhoneiros integra programação da 57ª Festa de Nossa Senhora Aparecida em Guarapuava: VEJA A DATA!
Caminhoneiros e suas famílias são convidados para um momento de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida, com romaria, bênção dos veículos e almoço no Santuário
19/09/2026 12h50 -
CONSCIENTIZAÇÃOCaminhada em alusão à vida reúne profissionais e comunidade durante o Setembro Amarelo
Ação percorreu a Rua XV de Novembro até o Parque do Lago e contou com momento de dança ao final da atividade
19/09/2026 11h33 -
OPORTUNIDADESMulheres de Guarapuava podem se qualificar de graça: veja os cursos e prazos para se inscrever
Oportunidades gratuitas incluem 5S, eletricidade predial e informática básica; há vagas no Senai e na UTFPR e os primeiros prazos terminam já nos próximos dias
19/09/2026 10h50 -
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS!Boas práticas na educação são compartilhadas durante encontro do Núcleo de Cooperação Pedagógica em Guarapuava
Evento contou com a participação de profissionais de oito municípios para compartilhar experiências e estratégias voltadas à alfabetização, gestão escolar e recomposição da aprendizagem
19/09/2026 10h10 -
TRAMITANDO!Proposta assegura CNH definitiva a quem cometer apenas infrações administrativas
Código de Trânsito proíbe a emissão da CNH após um ano da Permissão para Dirigir em caso de infração grave ou gravíssima
19/09/2026 09h50 -
ELEIÇÕES 2026Aposentado ou pensionista que votar não precisará fazer Prova de Vida
Governo vai cruzar informações da Justiça Eleitoral com base do INSS
19/09/2026 09h15



