Atletas guarapuavanas disputam Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei em Saquarema (RJ)

Campeonato Brasileiro será disputado de 14 a 18 de março

09/03/2023 07H31

Com o apoio do Programa PROESPORTE da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Rosa Maria Oliveira de Andrade, Ana Alice de Moraes Matoso e Maria Eduarda Lima Silva, participaram de um laboratório da Seleção Paranaense de Voleibol e foram convocadas para jogar no campeonato Brasileiro que será realizado na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2022, o laboratório da Seleção Paranaense de Voleibol ocorreu na cidade de Irati. Do Paraná todo, 32 atletas participaram. Já de Guarapuava, foram quatro atletas participantes. O laboratório ocorreu nos últimos meses de 2022 para que os atletas fossem avaliados no fim da temporada, ou seja, no momento de mais alta performance.

Após essa primeira etapa, saiu a convocação para a seletiva, que foi realizada de 18 a 23 de fevereiro, em São José dos Pinhais. Na ocasião, três atletas de Guarapuava foram convocadas. Essa etapa era a principal, pois estreitaria para as 12 atletas que compõem a Seleção Paranaense, e com muito mérito as três atletas guarapuavanas ficaram, Ana Alice e Maria Eduarda na posição de centrais e Rosa Maria como ponteira.

“Para nossa comissão técnica da Liga de Voleibol, é uma grande conquista, pois desde a base na escolinha da professora Chaiane e do auxiliar Paulo César, buscamos treinar, ensinar e preparar as meninas para estes momentos. Tudo isso foi visando o aprendizado e evolução com investimento não somente nos treinos, mas na escola e participação no máximo de competições possíveis. O trabalho intenso serviu para que elas obtivessem a experiência necessária. Não podemos esquecer de que o voleibol é um esporte coletivo, onde todos os atletas são parte disso. Nossa categoria sub-16 é um time de muita promessa no Estado do Paraná. A experiência que elas obtiverem no brasileiro irá somar muito para o nosso time como um todo”, destacou a Técnica da equipe Mayra Selella Mafioletti.

O projeto PROESPORTE é realizado pela prefeitura de Guarapuava em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, onde são feitos repasses de recursos financeiros para entidades e pessoas físicas.

“São realizados repasses de recursos financeiros, cerca de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) para entidades com CNPJ, associações sem fins lucrativos de várias modalidades que nós temos e R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para pessoas físicas. Dentre esses, no caso específico do vôlei, a Liga de Voleibol de Guarapuava está nesse projeto, então ela recebe apoio. No caso das atletas, na viagem que elas foram selecionadas, tanto na parte de alimentação e transporte, a prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes cedeu estes apoios”, explicou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

Em preparação para o Campeonato Brasileiro, as três atletas passaram por um processo de treinamento em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

“Esse recurso financeiro que nós conseguimos repassar às entidades por meio da Secretaria de Esporte, é fundamental, porque assim, as entidades que têm a expertise e o conhecimento, conseguem fazer esse trabalho, dando esse retorno social e esportivo. Algumas no sentido de escolinhas, outras de competição e essas meninas são fruto desse trabalho também. Porque, pela existência e manutenção dessas, é que a Liga consegue trabalhar com essas atletas, fazendo com que essas meninas permaneçam em Guarapuava. Com isso, conseguimos formar uma base forte para os Jogos da Juventude, para os Jogos Abertos, enfim, os jogos oficiais do Estado do Paraná”, concluiu o secretário.

O campeonato Brasileiro que ocorrerá em Saquarema no Rio de Janeiro, será de 14 a 18 de março.

Deixe seu comentário:

Veja Mais