Assembleia Legislativa do Paraná anuncia primeiro concurso público em 40 anos

Medida foi anunciada para aumentar a eficiência da administração e para a melhor transparência da Casa

28/03/2023 07H14

A Assembleia Legislativa do Paraná anunciou nessa segunda feira (27 de março) a realização de um concurso público para preencher 150 vagas. Segundo o Poder Legislativo, a medida tem como objetivo aumentar a política de transparência.

A administração do Poder Legislativo conta, atualmente, com 191 servidores efetivos e 386 funcionários em cargos de comissão. O concurso público pode reduzir quase pela metade o número de comissionados. Será o primeiro processo seletivo em 40 anos.

Segundo a Mesa Executiva da Casa, a previsão é de que o processo seletivo ocorra até o final deste ano. Uma Comissão Especial será instituída para avaliar os critérios do concurso público, que deve seguir as normas do regimento jurídico interno.

Concomitantemente ao concurso público com 150 vagas, a Assembleia Legislativa do Paraná anunciou nessa segunda (27) a realização de um Promograma de Demissão Voluntária (PDV) para os servidores efetivos. O impacto financeiro ainda não foi calculado pela Casa.

A Comissão Executiva afirma que a realização do concurso público é resultado da avaliação de que é importante renovar o quadro de funcionários do Poder Legislativo. A ideia é, com a contratação de nvoos servidores, mesclar a experiência dos servidores experientes com a energia dos novos contratados.

Ainda não há uma data prevista para a realização do concurso público da Assembleia Legislativa do Paraná. O calendário dependerá, entre outros fatores, da disponibilidade de agenda da instituição que será selecionada pela Comissão Especial.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais