As dúvidas sobre a "imunização de rebanho" na luta contra o coronavírus

* Por Janaína Naumann

25/07/2020 14H22

* Por Janaína Naumann

O termo parece ser pejorativo, mas não é. A imunização de rebanho é um tema importante e que vem tomando corpo e ocupando grande parte do debate entre os especialistas que estão exaustivamente procurando as melhores alternativas de combate à pandemia de coronavírus.

Enquanto o crescimento do número de casos de covid-19 torna o Brasil o epicentro mundial da pandemia, muitas atividades econômicas são autorizadas a voltar a funcionar, principalmente nos municípios, que também estão registrando aumento nos casos. Isso reacende o debate sobre a imunização de grupo, uma das estratégias para criar uma proteção na população e evitar o avanço da pandemia.

O conceito de imunização de rebanho é bastante difundido para controlar doenças por meio de vacinação. Entretanto, sem uma vacina para o novo coronavírus, alguns líderes chegaram a defender uma abertura total para alcançar a imunidade de rebanho. Para chegar a esse nível, especialistas apontam que 60% a 80% da população devem ser expostos à covid-19. Cientistas questionam a eficácia da estratégia.

Na prática, seria como liberar tudo e deixar que 60% a 80% da população contraia o vírus. Depois de curadas, elas estariam imunes.

Esse é um assunto que precisa ser tratado com muita responsabilidade, pois não se pode arriscar ou cometer erros de proporções descomunais quando se trata da vida humana.

Por enquanto, a única certeza é que a Medicina está vencendo a batalha e, em breve, teremos uma vacina eficaz de combater a Covid-19.

Por isso, nos resta fazer a nossa parte com muita responsabilidade: MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, SAIR DE CASA SOMENTE QUANDO FOR NECESSÁRIO, USAR MÁSCARA E ABUSAR DO ÁLCOOL EM GEL.

A vida é o bem mais precioso que todos temos! Se cada um fizer a sua parte, sairemos dessa o mais breve possível!

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais