Arquitetura e Urbanismo tomam conta da região de Guarapuava nesta semana

Várias ações estão programadas pelo Conselho de Arquitetura e em Guarapuava

26/02/2023 14H50

Nesta segunda e terça feira (dias 27 e 28 de fevereiro), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) realiza diversas ações em Guarapuava, como fiscalização de obras, atividades educativas com crianças, palestra para os arquitetos e urbanistas e estudantes, além de ofertar atendimento aos profissionais da região central do estado.

Segundo o presidente da autarquia federal, Milton Zanelatto, uma das principais metas da atual gestão é o processo de interiorização das ações para garantir a presença do CAU/PR em cidades que ficam fora da Região Metropolitana de Curitiba. “Os profissionais que atuam nos locais descentralizados solicitam atenção especial do Conselho. Nossa intenção é cobrir a maior quantidade de municípios do interior com ações de fiscalização, encontro com entidades de classe, visitas às instituições de ensino e assinaturas de acordos de cooperação com gestores municipais”.

CAU EDUCA

Com aulas lúdicas, que duram cerca de uma hora, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental têm contato com a Arquitetura e Urbanismo e descobrem a importância dessas áreas para a saúde das pessoas e para o desenvolvimento das cidades. “As crianças precisam crescer entendendo que é possível mudar para melhor o ambiente onde vivemos. Elas podem ser os agentes de transformação. As aulas são divertidas e têm muita interação, já que o público infantil é muito curioso”, afirma o gerente de Fiscalização do CAU/PR, Gesse Lima, responsável pelo projeto. É ele quem vira o professor do dia e dá as aulas para a criançada de escolas públicas e particulares do estado, como ocorrerá em Guarapuava.

De diferentes formas, seja com blocos de montar, papel, caneta e tesoura ou até com utilização de macarrão e massinha, a equipe do CAU/PR monta um bairro de maquete e ensina inclusive a importância do sol para as construções. “Nós apagamos as lâmpadas da sala de aula e fazemos de conta que o sol é a luz da lanterna do celular. Segurando o telefone, fazemos alguns movimentos com as mãos e explicamos a posição do nosso principal astro no inverno, no verão e nas outras estações do ano. Só com isso, por exemplo, os estudantes já conseguem entender como a luz solar é fundamental para as habitações e interfere especialmente na qualidade de vida das pessoas”, explica Gesse Lima.

Em 2022, o CAU Educa atendeu mais de 600 crianças em todas as regiões do estado. O projeto passou por 15 escolas, em dez cidades paranaenses. O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, revela que o CAU Educa continuará com mais destaque neste ano e lembra que o projeto também tem a missão de conscientizar os pequenos alunos sobre os direitos de cada cidadão. “Pode ser que andando pela cidade a criança encontre uma caçamba cheia de resíduos de material de construção em cima da calçada. Nesse momento, ela teria de desviar e correr o risco de andar pela rua para passar pelo trecho onde está colocada irregularmente a caçamba. Nessa hora, a criança pode mostrar o erro para os pais e alertar que é possível denunciar a situação”, exemplifica o presidente do órgão de fiscalização federal.

PALESTRAS

Na segunda (27), os principais projetos do escritório Saboia+Ruiz Arquitetos serão apresentados em Guarapuava. Organizada pelo CAU/PR, a palestra está marcada para as 19h, no auditório principal do Centro Universitário Campo Real (Rua Comendador Norberto, 1299 – Santa Cruz). Todos os profissionais e estudantes da região central do estado estão convidados a participar do evento, que é gratuito e sem a necessidade de inscrição prévia.

Em 2010, o palestrante da noite, arquiteto e urbanista Alexandre Ruiz Rosa, fundou o escritório com a colega de profissão Thais Saboia Martins. Com atuação em diversas escalas e programas, o trabalho do escritório abrange estudos de requalificações urbanas e participação em concursos de projetos de arquitetura, além da realização de projetos comerciais e residenciais.

Os projetos do Saboia+Ruiz Arquitetos já foram premiados em diversos certames nacionais, com destaques para os primeiros lugares nos concursos públicos para a Unidade Básica de Saúde e para o Centro de Ensino Fundamental, ambos no Parque do Riacho, no Distrito Federal (2016).

REUNIÃO PLENÁRIA DO CAU/PR

A 152ª Reunião Plenária do CAU/PR será realizada na terça (dia 28), no Hotel Küster (Rua Presidente Getúlio Vargas, 1635 - Centro), das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Dos 12 eventos previstos para 2023 destinados às plenárias, fiscalização e atendimento, a maioria será no interior do Paraná.

As reuniões plenárias do Conselho analisam as prestações de contas financeiras e administrativas da autarquia federal. Todos os arquitetos e urbanistas estão convidados a participar.

ATENDIMENTO AOS PROFISSIONAIS

Uma equipe do CAU/PR estará disponível para atender aos profissionais e estudantes do último ano de graduação que moram em Guarapuava e em outras cidades da região. É a oportunidade para tirar dúvidas e ficar em dia com a autarquia federal.

Um dos principais serviços oferecidos será a coleta de dados biométricos (fotografia, impressão digital e assinatura) para a emissão da carteira profissional dos arquitetos e urbanistas. De acordo com a Lei Federal nº 12.378/2010, apenas profissionais devidamente registrados no CAU podem atuar como arquitetos e urbanistas no país.

Para realizar a coleta de dados biométricos, os estudantes do último ano dos cursos de Arquitetura e Urbanismo devem levar documento oficial com foto e carteira da instituição com identificação do período ou declaração da faculdade.

Já os arquitetos e urbanistas que ainda não possuem a carteira profissional devem realizar a solicitação prévia via SICCAU, gerar e pagar o boleto correspondente. Também será necessária a apresentação de um documento oficial com foto no momento do atendimento.

Confira as datas e o local de atendimento do CAU/PR:

Guarapuava

- 27 e 28 de fevereiro – segunda e terça feira

- Das 10h às 12h e das 13h às 16h

- Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava (AEAG - R. Paraná, 1100 – Conradinho)

Deixe seu comentário:

Veja Mais