Aprendizado e autoestima na infância!

* Por Emanuele Marcondes

15/07/2021 14H20

* Por Emanuele Marcondes

Ao longo da minha vida como professora, me deparei com alunos fazendo comentários como: “não consigo aprender, sou muito burro”. Aprendizado está diretamente ligado com o emocional das crianças, ou melhor dizendo, com sua autoestima, pois quando não conseguem compreender algum conteúdo logo começam acreditar que elas são o problema. O fato é que o aprendizado se constrói, nem sempre num primeiro contato a criança vai absorver, para um aprendizado real, precisa ser constante e ativo. Mas, se a criança já tem uma má visão sobre si, isso tudo potencializa a lentidão dessa absorção. Portanto, já quero convidar você para investigar a maneira como seu filho (a) se vê, apesar de não ser muito falado, na infância se inicia a construção da autoestima, as crianças possuem sim uma imagem sobre si e sobre todos também, assim que começam a se comunicar já estão programando todos os aprendizados para sua vivência. Uma criança que se vê como inteligente, capaz de resolver questões, com sensibilidade para as dificuldades e com a compreensão de que é preciso se concentrar e se esforçar para aprender, tem uma qualidade muito maior de desenvolvimento, pois sabem o que estão fazendo, e o que precisam fazer, e assim se dedicam para aprender mais e mais. Por outro lado, uma criança que se vê como menos inteligente, ou lenta, já terá mais resistência ao se deparar com um novo conteúdo, esta relação preestabelecida de dificuldade faz com que esta criança crie uma barreira com o aprendizado, criando em sua cabeça uma realidade de que não aprenderá e não dará tanta atenção, podendo carregar isso ao longo de sua vida.

O que acontece, é que muitas vezes não nos damos conta de como anda essa relação das crianças x aprendizado, e isso acarreta gravemente em seu processo de desenvolvimento, precisamos estar atentos quanto ao caminho que as crianças estão trilhando, observar como reagem diante das situações que lhe são propostas.

É preciso observar de perto o desenvolvimento em todas as fases, essa criança está absorvendo os conteúdos que recebe? E se não, quais são as causas? Pode ser pela falta de possibilidades, na forma da explicação, interpretação, déficit de atenção ou pode ser que essa criança já carrega em si um sentimento de que não é capaz, o que impede que abra sua cabeça para novos aprendizados. E o que todas as crianças precisam saber é que são capazes sim, descobrindo maneiras que facilitem o seu entendimento, e procurando explorar mais suas competências, mas, para isso tudo ela precisa de uma boa intervenção, é aí que nossa vez de agir chega. Tenho certeza que você já sofreu comparação, e precisamos caminhar para uma compreensão da diversidade, cada criança aprende de um jeito e vive à sua maneira, precisamos saber que as crianças também se comparam com as outras, mas, quando elas possuem consciência de que elas podem alcançar seus objetivos, da sua maneira, tudo se caminha melhor. Faça o exercício de investigar a autoestima de seu filho (a), pois afeta em seu aprendizado, no ambiente escolar e na vida em geral. Uma criança que se enxerga com carinho, que respeita seus limites e busca novas formas de resolver seus conflitos vive uma infância saudável e feliz, que se estenderá para a sua vida adulta. Se cuidarmos da saúde emocional desde a infância, não precisaremos lutar tanto para mantê-la na vida adulta.

Por isso tudo que devemos ter todos esses cuidados nessa fase tão especial que é a infância, não é depois de adulto que se aprende, precisamos chegar na vida adulta preparados. Quando temos toda essa atenção estamos sendo responsáveis e educando crianças responsáveis, mas este é um assunto para nossa próxima conversa.

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais