Aposentado ou pensionista que votar não precisará fazer Prova de Vida
Governo vai cruzar informações da Justiça Eleitoral com base do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comparecerem para votar nas eleições de outubro não precisarão fazer a verificação da Prova de Vida neste ano.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a verificação vai ocorrer de forma automática a partir do cruzamento das informações da Justiça Eleitoral com a base de dados do INSS.
A Prova de Vida é um procedimento anual cujo objetivo é identificar se o titular do benefício previdenciário ou assistencial continua vivo para garantir a manutenção de pagamentos.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse que a medida facilita a vida dos pensionistas.
“A Prova de Vida pode se dar por meio do comparecimento eleitoral. Então, se você for votar no dia das eleições, você já terá a prova de vida realizada. O INSS recebe esses dados e já computa como prova de vida”, explicou.
Segundo a pasta, o procedimento abrange atualmente cerca de 40 milhões de beneficiários ativos, entre aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais.
Além disso, desde 2019, como forma de reduzir filas e custos para processo de Prova de Vida, o comparecimento presencial deixou de ser regra, estabelecendo que o INSS busque, de forma proativa, dados que confirmem a condição de vida do cidadão.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS!Boas práticas na educação são compartilhadas durante encontro do Núcleo de Cooperação Pedagógica em Guarapuava
Evento contou com a participação de profissionais de oito municípios para compartilhar experiências e estratégias voltadas à alfabetização, gestão escolar e recomposição da aprendizagem
19/09/2026 10h10 -
TRAMITANDO!Proposta assegura CNH definitiva a quem cometer apenas infrações administrativas
Código de Trânsito proíbe a emissão da CNH após um ano da Permissão para Dirigir em caso de infração grave ou gravíssima
19/09/2026 09h50 -
HORA DE SOLTAR A VOZ!Festival Unicentro da Canção volta a Guarapuava com R$ 10 mil em prêmios
Após um ano de hiato, 11ª edição do Fuca retoma os palcos em novembro; inscrições são gratuitas e seguem até 30 de setembro
19/09/2026 08h50 -
OLHO NO CÉUPesquisa identifica oito planetas candidatos a ter vida extraterrestre
Estudo foi feito por pesquisador brasileiro no Observatório Nacional
19/09/2026 08h10 -
FLAGRANTEMotocicleta clonada é descoberta durante abordagem policial em Guarapuava
Veículo apresentava placa sem QR Code, chassi parcialmente remarcado e numeração do motor adulterada; placa original estava sendo utilizada regularmente em outro município
19/09/2026 07h47 -
ACIDENTE DE TRABALHOTragédia no trabalho: homem de 39 anos morre após sofrer acidente em Pinhão
Vítima foi encaminhada à UPA com trauma no tórax, mas não resistiu durante o atendimento; corpo foi recolhido e encaminhado ao IML de Guarapuava
19/09/2026 07h07



