Após 13 anos, inscrições para o vestibular da UTFPR estão abertas a partir desta segunda (27)

São 3.006 vagas em 107 cursos de graduação

27/03/2023 15H27

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abre nesta segunda feira (27 de março) as inscrições para o vestibular da instituição. O certame, que não ocorria há 13 anos, oferta 3.006 vagas em 107 cursos de graduação.

Com custo de R$ 150, as inscrições para o vestibular que disponibiliza vagas nos 13 campi da instituição deverão ser realizadas na página do vestibular até o dia 9 de maio. Segundo a instituição, candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. O candidato poderá escolher duas opções de curso.

O pró-reitor Jean-Marc Stéphane Lafay disse que a adoção do vestibular tem o objetivo de garantir o acesso principalmente de estudantes da região Sul.

“Percebemos que isso era um anseio da nossa comunidade e decidimos que essa é uma excelente estratégia para nos aproximarmos novamente da comunidade”, argumentou.

Pelo menos metade das 3.006 vagas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer, o candidato deverá ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Além disso, há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

A PROVA

- Prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, além de redação em língua portuguesa;

- Vestibular será aplicado no dia 4 de junho, a partir das 14h, e terá duração de cinco horas;

- Locais de provas estão espalhados pelas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo;

- O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio na página do vestibular.

Deixe seu comentário:

Veja Mais