AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Ansioso para ser feliz!

por: Marcos Sidnei

sábado, 9 de fevereiro de 2019 - 15:20:00

Dedico este texto aos meus colegas de turma e meus professores. Especialmente, professoras Jamile, Liliani e Ninon, homenageadas pela turma.

Estava me questionando sobre qual assunto abordaria neste texto. Sabemos que ao assistir os noticiários nestes dias, vemos muitas tragédias. Pois bem, perguntei à minha amiga, ex-colega de turma, que concluiu a graduação comigo, se ela teria alguma ideia. Em seguida, sugeriu-me para falar sobre a ansiedade pela formatura, já que estamos às vésperas da colação de grau, além dos principais momentos durante o curso, na universidade.

Ao mesmo tempo em que apreciei a ideia, senti que esta era um tanto quanto óbvia: é lógico que todos ficam ansiosos antes de momentos importantes. E o mesmo antecede a formatura. É natural, pois criamos inúmeras expectativas.

Em seguida, passaram em minha mente os momentos inesquecíveis da graduação, e até mesmo antes desta. No Ensino Médio, o anseio geralmente é acerca do emprego, da carteira de motorista ou pelo ingresso numa instituição de Ensino Superior. Mal sabemos que estes são apenas os primeiros motivos pelos quais ficamos ansiosos.

E, ao parar para analisar, percebemos o quanto a ansiedade pode nos consumir. Passamos tanto tempo pensando no futuro, que nos esquecemos de viver o sonho que já está acontecendo. Se eu tivesse um pouco mais de conhecimento sobre os princípios básicos sobre “aproveitar a vida”, certamente teria vivido com mais emoção cada pequeno acontecimento durante a graduação. Hoje, nas vésperas da formatura, o que permanece é a saudade... Dos risos, dos aprendizados, das amizades...

Não é nossa culpa. Somos inseridos em uma sociedade que tem enfoque no futuro (por mais que existam problemas não resolvidos no momento presente). Só espero que esta sede pelo futuro não nos impeça de aproveitar e reconhecer as nossas conquistas HOJE.

E, como não poderia deixar de fora, segue abaixo o trecho final de meu discurso de formatura:

“Para finalizar este discurso, trago uma frase de Walt Disney... “Se você pode sonhar, você pode fazer”. Portanto, lhes convido a sonhar muito mais. Sonhe aponto de fazer com que seus sonhos continuem transformando a sua vida e a vida daqueles que você ama. E no dia a dia, mesmo diante das dificuldades que surgirem, não deixe de sonhar. E “fazer”. Sonhando e agindo, talvez nós consigamos transformar nossas vidas, e elas se tornarão simplesmente um sonho”

COMENTÁRIOS





"Vem comigo! No caminho eu te explico..."

Marcos Sidnei

Nosso cotidiano é cheio. Há sempre muito a se fazer. Porém, em determinados momentos, é preciso desacelerar, parar e pensar. A vida é muito mais que o caos e a correria. Talvez, algo que eu lhe diga, faça sentido. Ou não. De qualquer forma, lhe convido: pare e reflita comigo. Me acompanha?