Alunos da rede municipal participam de projeto que incentiva o empreendedorismo

Atividade faz parte do projeto Jepp, Jovens Empreendedores Primeiros Passos

13/09/2019 16H16

Divisões de lucro, pesquisa de mercado e plano de negócios, não são apenas ações habituais de empreendedores. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Alcindo de França Pacheco também já estão familiarizados com esses conceitos do mundo empresarial. Eles criaram uma pizzaria e abriram as portas para a comunidade nesta sexta feira (13 de setembro). A atividade faz parte do projeto Jepp, Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Nele, as crianças aprenderam sobre empreendedorismo e, após a realização de uma pesquisa, desenvolveram seu próprio negócio.

A pizza que mais chamou atenção tem no recheio um ingrediente bem paranaense, o pinhão, escolhido em comemoração aos 200 anos de Guarapuava. “Os alunos compararam a gralha azul a uma empreendedora, pois o pássaro come a semente e também guarda o pinhão fazendo assim o reflorestamento, preservando a araucária e a própria espécie”, declarou a professora Maria Aparecida Nunes, coordenadora do projeto.

Desenvolvido semanalmente, o projeto aplica de forma lúdica os conceitos principais de empreendedorismo, como consumo consciente, noções de produto, direitos e deveres como clientes, incluindo a matemática financeira, além de incentivar a alfabetização. “Nós que fizemos as pizzas e estamos vendemos. Agora eu sei sobre lucro e prejuízo, como usar o cartão de crédito, de débito, e também sobre o trabalho em equipe. Eu já penso no meu próprio negócio, vou levar esse projeto pra vida toda”, afirmou a aluna, SuryHazzel Cardoso dos Santos.

Durante a manhã, os 25 alunos expuseram os trabalhos, fizeram uma apresentação musical e comercializaram os produtos, totalizando a produção de mais de 100 pizzas. Outros sabores como calabresa e mussarela também foram um sucesso entre os outros alunos da escola e os pais e responsáveis que prestigiaram o trabalho. “Isso é muito importante para eles! É muito bom ver que as crianças estão aprendendo algo para a vida. Os conhecimentos do empreendedorismo não servem apenas para abertura de empresas, mas podem ser usados em tudo” elogiou a mãe de um aluno participante, Lilian de Cássia DaumPanizzan.

As turmas do 2° ano também integram o projeto e vão apresentar seus planos de negócios sobre aromas e temperos.

(Com Secom)

Deixe seu comentário:

Veja Mais