Altos índices do Liraa e Lia reforçam medidas de combate à dengue em Guarapuava
Hoje, o LIRAa responsável por calcular o número de focos em perímetro urbano, soma um índice de 1,3%, sendo o bairro da Vila Bela com maior número de focos
De acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde do município de Guarapuava, o aumento repentino no número de focos do mosquito Aedes Aegypti requer atenção da população de Guarapuava.
Hoje, o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), responsável por calcular o número de focos em perímetro urbano, soma um índice de 1,3%, sendo o bairro da Vila Bela com maior número de focos . Já o LIA (Levantamento de Índice Amostra), responsável pelo cálculo em ambiente rural, soma 2,1%, com focos registrados principalmente em Entre Rios. Ambos os índices extrapolam o padrão do município, que regularmente apresentava uma média inferior a 1%.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Suzana de Souza, os focos triplicaram dentro da cidade e o aumento desses índices coloca Guarapuava em alerta, por isso, os cuidados necessários devem ser redobrados. “Visto os novos números do município e a situação em todo estado, precisamos reforçar todos os cuidados para evitar a reprodução dos mosquitos e dos focos registrados. Por exemplo, apenas uma fêmea pode deixar mais de 600 ovos no ambiente”, esclarece Suzana.
Evitando o surgimento de novos focos
Para combater o atual índice e evitar o surgimento de novos focos , a Divisão de Vigilância em Saúde reforça os principais cuidados necessários dentro das residências: Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva; Lavar os potes de água do seu pet com água e sabão pelo menos duas vezes por semana; Manter o suporte de garrafão de água mineral higienizado e bem vedado; Manter os pratinhos dos vasos de planta limpos e com areia até as bordas; Evitar ter plantas que acumulam água; Manter os coletores de água da geladeira e ar-condicionado limpos; Evitar o acúmulo de água para em garrafas, lajes, calhas, piscinas, objetos decorativos, caixas d’água, cisternas, poços e qualquer entulho que possa acumular água.
Por fim, permitir que os agentes de endemia tenham acesso a sua residência ou estabelecimento comercial, para que o cálculo e o combate possa ser ainda mais preciso.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONSCIENTIZAÇÃO Esporte e inclusão marcam a 3ª edição da Manhã Esportiva Azul em Guarapuava
Com mais de 400 participantes, evento uniu corrida, caminhada e conscientização sobre o autismo
15/06/2025 17h08 -
RESPEITOParaná implementa maior rede de programas para idosos do Brasil
Neste domingo (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15/06/2025 16h10 -
CAMINHO DA FÉ!Percurso ampliado do “Caminho de Belém” terá nova peregrinação em julho em Guarapuava
Durante os dois dias de caminhada, toda a estrutura de alimentação será oferecida pela organização
15/06/2025 14h50 -
AUMENTAR PENACâmara pode votar projeto que aumenta penas para abandono de idoso
Deputados também poderão retomar votação da proposta que reforça medida protetiva em caso de aproximação do agressor de mulher
15/06/2025 13h23 -
OPORTUNIDADESCom salários de até R$ 16,5 mil, seguem abertas inscrições da Unicentro para contratação de professores
Inscrições seguem até 30 de junho
15/06/2025 12h50 -
OLHO NA DATAPrazo para alistamento militar termina no dia 30 de junho
Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
15/06/2025 11h23