ALERTA: Quem não toma a 2ª dose da vacina, pode perder a aplicação da 1ª

* Por Janaína Naumann

17/04/2021 16H24

* Por Janaína Naumann

Na última semana, um dado divulgado pelo Ministério da Saúde causou grande preocupação em toda a população brasileira. Mais de 1,5 milhão de pessoas não voltaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

É muito importante que as pessoas entendam que a segunda dose é até mais importante que a primeira, pois ela confere uma taxa de proteção aceitável.

Por isso, vale reforçar que todos aqueles que tomaram a primeira dose e já esperaram o intervalo mínimo necessário, retornem até o local de vacinação mais próximo para completar o esquema preconizado.

Numa comparação simples, quem não toma a segunda dose pode ser comparado a alguém que compra um carro sem as rodas. Esse carro só vai rodar, quando estiver completo,com as rodas.

Portanto, se alguém tomar apenas a primeira dose de CoronaVac ou Astrazeneca e esquecer da segunda, não estará devidamente protegido.

Os dados que o Ministério da Saúde mostram que a pessoa fica resguardada com duas doses. Se ela toma só uma, não completou o esquema e não está vacinada adequadamente.

Por mais que a primeira dose já dê um pouco de proteção, essa taxa não está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos especialistas e pelas instituições que definem as regras do setor, como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Outro ponto perigoso: ao receber a primeira dose (e não retornar para completar o esquema vacinal), o indivíduo corre o risco de ficar com uma falsa sensação de segurança, e deixar de adotar as medidas de proteção, por achar que está imunizado completamente.

As recomendações, porém, continuam as mesmas para quem recebeu duas, uma ou nenhuma dose de vacina: todos precisam manter distanciamento físico, usar máscaras, lavar as mãos e cuidar da circulação de ar nos ambientes.

Estamos avançando dia a dia no volume de vacinação da população brasileira.

Mais uma vez, peço calma, pois todos serão vacinados.

Repito: todos sairemos dessa, mais fortes e com uma vontade gigante de rever e abraçar todas as pessoas que amamos.

Mas agora, o momento é de se cuidar!

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais