Acompanhamento e suporte são oferecidos às mulheres vítimas de agressão em Guarapuava
Suporte é oferecido desde março de 2018

Os cuidados com as mulheres vítimas de agressões em Guarapuava não terminam após a denúncia, ao contrário, este é o só o primeiro passo para as vítimas em direção ao fim da opressão. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), que é vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, oferece apoio e assistência a todas as vítimas de qualquer forma de violência.
A administração pública municipal e o serviço de segurança têm caminhado lado a lado no enfrentamento à violência contra as mulheres há muitos anos na cidade. Desde o início da implantação, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres mantém uma parceria com a Polícia Militar que tem facilitado o processo de recebimento de boletins de ocorrência. Por meio da solicitação do auxílio da Polícia no 190, a equipe do CRAM recebe, diariamente, dados que possibilitam a busca ativa da vítima.
“A prefeitura de Guarapuava soma forças nesta luta por meio da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e, para isso, todos os serviços precisam estar conectados para que possamos atendê-las integralmente, respeitando, acima de tudo, a vontade de cada mulher, sem atropelar ou adiantar qualquer atendimento, pois para cada um, existe um ciclo. Dessa maneira, vamos empoderando a mulher até que chegue o momento de ela iniciar uma nova vida”, enfatiza a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran de Lima.
Além disso, conforme complementa Thalyta Forquim Buco, assistente social e diretora do CRAM, a equipe está preparada para prestar todos os apoios necessários à mulher, desde o momento da denúncia da agressão. “Nós prestamos apoio e assistência às mulheres que estão sofrendo qualquer forma de violência. Este suporte se dá por meio de atendimento com assistente social, psicólogo e advogada. Buscamos realizar um atendimento integral à mulher, possibilitando o acesso a direitos nas diversas áreas que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, bem como desenvolvendo a autonomia para romper com o ciclo da violência”, conta Thalita.
Por muitos anos, Guarapuava já esteve entre os 100 municípios do País que mais matavam mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2012. De lá para cá, por meio de Políticas Públicas e investimentos no combate à violência, a cidade percorreu um caminho de muitos desafios e avanços. Atualmente, o município é referência no enfrentamento à violência contra as mulheres e na execução de políticas públicas voltadas à equidade de gênero.
Uma das ferramentas essenciais que permitiu a Guarapuava reduzir em 52% o número de feminicídios na cidade foi a criação do CRAM, que oferece suporte às vítimas de violência desde março de 2018.
ATENDIMENTO CRAM
Endereço: Av. Moacir Júlio Silvestri, 1545 – Batel.
Horário: 13h às 17h.
Contato: 42 3622 1342.
Dúvidas e atendimentos podem ser solicitados pelo telefone (42) 98405-6206. Em caso de emergências, também estão disponíveis os números 190, da Polícia Militar, e 193, da Delegacia da Mulher.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONQUISTAPela primeira vez, alunos das Apaes do Paraná vão receber kits escolares do Estado
Até o início do ano letivo, mais de 2 mil escolas estaduais estarão com os materiais disponíveis para repasse aos estudantes
13/12/2025 07h06 -
DEU NO PÉ!Homem acorda sem carro após noite com mulher em kitnet em Guarapuava; ela também não estava mais no local
Furto simples registrado na Vila Carli levanta suspeitas e mobiliza buscas por veículo desaparecido
13/12/2025 06h25 -
LUTOÓbitos deste sábado (13) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
13/12/2025 06h20 -
RECONSTRUÇÃOEmpresários pedem socorro após tornado devastar região: urgência agora é econômica. “Estamos lutando, mas está difícil retomar"
Empresários atingidos pelos tornados clamam por apoio urgente para evitar demissões e fechamento de empresas
12/12/2025 17h00 -
SAI AZARGoverno lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
Plataforma também reúne informações sobre saúde mental
12/12/2025 16h10 -
FLAGRANTEPRF apreende 27 iPhones escondidos em estepe de veículo na BR-277, em Irati
Mercadoria foi comprada no Paraguai; homem de 34 anos foi preso por descaminho
12/12/2025 15h23



