AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
QUALIFICAÇÃO

Acessibilidade será discutida por especialistas nesta segunda (13) em Guarapuava

Fórum acontece a tarde, na Unicentro

segunda-feira, 13 de maio de 2019 - 12:23:00

Nesta segunda feira (13 de maio), das 14h às 18h, Guarapuava sedia o 3º Fórum de Acessibilidade de 2019 do Crea-PR. O evento, que tem como objetivo difundir leis e normas que determinam a acessibilidade no país e definir ações em conjunto entre todos os profissionais e órgãos responsáveis da área, já foi realizado este ano em Curitiba e Ponta Grossa. Até o dia 26 de agosto ele passará também por Arapongas, Toledo, Bandeirantes, Campo Mourão e Pato Branco. “Nosso objetivo com os Fóruns é sensibilizar e motivar os poderes públicos sobre o entendimento e implantação de políticas de acessibilidade; atualizar os profissionais e estudantes das engenharias e agronomia quanto às leis e normas de acessibilidade; apresentar as oportunidades de atuação no segmento e promover o diálogo das autoridades federais, estaduais e municipais com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Associações e Ongs que atuam em defesa das PcD” reforça o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, que fará a abertura do evento.

O Fórum em Guarapuava acontece no auditório da Unicentro, no bairro Santa Cruza.

Os Fóruns acontecem com programação específica em cada cidade e participações especiais de palestrantes e profissionais envolvidos em projetos e ações na área, inclusive em âmbito nacional. Em Guarapuava, além da palestra do Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Edson Perez Guerra, teremos o Eng. Mecânico Sergio Yassuo Yamawaki falando sobre Tecnologias Assistivas, a Profa. Elenir Guerra abordando ´Um olhar através do Plano Nacional das Pessoas com Deficiência´, e a Eng. Civ. Célia Neto Pereira da Rosa, Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil, apresentando o Manual Prático de Acessibilidade do CONFEA, lançado no 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, realizado em fevereiro deste ano.

O Manual, que tem como objetivo auxiliar os profissionais em seus projetos, pode ser baixado no site do Confea pelo link a seguir http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1070. A publicação tem por base estudos sobre acessibilidade gerados pelo Crea de Santa Catarina, Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM),  Lei da Inclusão, nº 13.146/2015, NBR9050 e também por municípios. O manual foi elaborado no ano passado pela Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos (Ctae), do Confea.

O Crea-PR também tem disponível em seu site o Guia Prático para Projeto de Adaptações e Novas Normas e o Caderno Técnico de Acessibilidade, fruto da Agenda Parlamentar do Crea-PR. Ambos podem ser acessados nos links a seguir, respectivamente: http://www.crea-pr.org.br/ws/cartilha-de-acessibilidade-confea e http://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/acessibilidade.pdf.

COMENTÁRIOS