Acadêmicos das Engenharias promovem melhorias na Apadevi

A instituição foi escolhida por possuir ações que poderiam ser atendidas pelos acadêmicos

14/09/2021 13H51

Promovendo interação entre acadêmicos e comunidade, além de priorizar pelo compromisso social do Centro Universitário Campo Real, o Projeto de Extensão das Engenharias desenvolveu diversas ações em prol da Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (Apadevi).

A instituição foi escolhida por possuir ações que poderiam ser atendidas pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

"As demandas eram diversas, desde coleta de alimentos para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade, até a arrecadação de materiais, reformas e melhorias dentro da instituição. Também havia a necessidade de materiais didáticos para as aulas com os deficientes visuais", explica o coordenador de Engenharia Elétrica, professor Carlos Roberto Borsato.

"O curso superior vai muito além do conhecimento teórico e científico. Com as ações aplicadas na Apadevi, fizemos a diferença na comunidade, principalmente por sabermos que melhoramos a qualidade do aprendizado deles. É muito gratificante fazer parte dessa experiência", comenta a acadêmica do curso de Engenharia Elétrica, Maria Eloise Lopata.

Segundo o presidente da Apadevi, Américo Prado de Ramos, o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Extensão das Engenharias foi espetacular, com inovações em materiais pedagógicos. "Quero agradecer aos alunos da Campo Real que prestaram esse nobre serviço para a nossa Apadevi, além dos professores por essa grande inovação que a gente teve aqui, na associação", comenta.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO DAS ENGENHARIAS DA APADEVI

Coleta de alimentos não perecíveis para distribuição às famílias dos alunos, em situação de vulnerabilidade social;

- Arrecadação de materiais em forma de doação para serem utilizados em reformas, das quais foram realizadas pelos próprios alunos, como por exemplo, na pintura e montagem da nova Secretaria;

- Reformas nas instalações elétricas, instalação de sistemas de telefonia, internet com fibra e iluminação de emergência;

- Reforma de bicicleta adaptada para deficientes visuais;

- Impressão de material didático em impressora 3D, onde todo o material arrecadado foi coletado ou doado pelos alunos participantes da extensão;

- Reparos na academia utilizada nas aulas de educação física;

- Elaboração de projeto para estudo de ampliação da sede;

- Manutenção nos computadores do laboratório de informática;

- Auxílio no evento de vendas de pierogis promovida pela Apadevi;

- Consultoria técnica em relação a melhorias e futuras expansões;

- Melhoria no sistema de gestão para cadastro dos alunos.

Deixe seu comentário:

Veja Mais