A solidariedade de um povo

* Por Marcos Sidnei Skorupski

09/05/2024 14H10

* Por Marcos Sidnei Skorupski       

Não estarei trazendo nada inédito ao escrever sobre a tragédia que assola diversos municípios do Rio Grande do Sul. Faltam palavras para descrever os sentimentos de tristeza e compaixão que temos ao assistir qualquer reportagem sobre o ocorrido. Cidades inteiras cheias de água, mantimentos em falta, pessoas desaparecidas. A natureza é soberana e mostra estar no comando.

Mas em meio ao caos, o povo brasileiro mostra a sua melhor versão. Assistindo ao jornal de ontem, não havia como não se emocionar ao ver milhares de pessoas se mobilizando em todo o país para ajudar o estado, que sofre. As diferentes instâncias do poder enviando o tão esperado socorro, unidos à população, que não tardou em abraçar a causa. Afinal, estamos juntos nessa!

Uma reportagem em especial me chamou atenção. Diversos moradores de Brumadinho, em Minas Gerais, somando esforços para ajudar a população afetada pelas águas. Vale lembrar que Brumadinho também foi palco para uma tragédia desoladora, em janeiro de 2019, com o rompimento de uma barragem. A lama deixou memórias tristes nas mentes de milhares de pessoas. Mas a natureza humana é resiliente, e se reergue, mesmo depois de infortúnios como este. Ao atravessar um momento tão complicado, a população de Brumadinho, que sabe como tudo aquilo foi difícil, entrou em ação para auxiliar o Rio Grande do Sul. Uma voluntária afirmou que, ao ajudar outras pessoas, o vazio interior se preenche. Que palavras sábias!

E assim é o povo brasileiro: está sempre pronto para ajudar o próximo. Basta assistir a um telejornal, que exemplos de solidariedade não faltarão. E como isto é inspirador!

O nosso país possui problemas – assim como qualquer outro. Mas precisamos destacar a bondade, generosidade e atitude que este povo tem, principalmente quando alguém precisa de ajuda.

Vejo muitos brasileiros criticarem o Brasil, dando ênfase em suas dificuldades. Penso que seja importante falar sobre os problemas, além de, é claro, cobrar soluções e realizar ações para que as melhorias aconteçam. Porém, prefiro analisar o país da forma mais otimista possível: uma cultura riquíssima, paisagens naturais deslumbrantes e acima de tudo, um povo que sabe fazer o bem. Temos problemas? Sim, e não são poucos. Mas também temos muitas coisas boas. A solidariedade da população é uma delas!

09 de Maio de 2024.

OPINIÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais