A Importância do CHA

Tomei conhecimento do termo “CHA”, quando estava cursando minha pós em RH; mas o que é isso?

12/11/2018 14H55

Tomei conhecimento do termo “CHA”, quando estava cursando minha pós em RH; mas o que é isso? A sigla CHA é um tripé da gestão de pessoas, a letra “C” se refere ao CONHECIMENTO, que é o saber; o “H” à HABILIDADE, que é o saber fazer; e o “A” à ATITUDE, que é o querer fazer.

Por conhecimento podemos nos referir aos ensinamentos que passamos de pai para filho, ao que aprendemos no convívio em sociedade e ao que é transmitido nos bancos escolares. Hoje temos muito acesso ao conhecimento, aprender novas atividades ou profissões ficou muito mais fácil, a popularização do acesso à internet propiciou a disseminação do conhecimento de “tudo” para todos! Quando falamos em habilidade, pensamos em como aplicamos estes conhecimentos, ou seja, no modo em que lidamos com as pessoas e executamos o nosso trabalho, aplicando o conhecimento acumulado ao longo da vida e o que aprendemos de novo. E em atitude percebemos nossas ações, é o como nos comportamos diante dos desafios do dia a dia, no trabalho, na vida em sociedade, em nosso cotidiano. É a atitude o que nos difere! O que demonstra nosso brilho nos olhos e nossa capacidade de ir além! De superar as expectativas!

Bem, o “conhecimento” e a “habilidade” são competências mais técnicas e que são ensinadas, treinadas; já a atitude é uma competência mais comportamental, e que revela nossa liderança, criatividade, flexibilidade, proatividade, entre outras qualidades. Então valorize a atitude! Em tempos difíceis, quem faz mais e melhor, sai na frente!

Deixe seu comentário:

Veja Mais