Garantindo direitos às crianças, Secretaria da Justiça facilita vida de mães paranaenses
Só neste ano, foram feitas 3.965 carteiras de identidade através do Paraná em Ação

Na semana do Dia das Mães, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná destaca ações que fortalecem o vínculo familiar e promovem a cidadania. Através de uma de suas iniciativas, o Paraná em Ação, a pasta tem contribuído de forma significativa para facilitar a vida das mães paranaenses e garantir direitos às crianças.
O programa, realizado semanalmente em diferentes cidades do Estado, é uma feira gratuita de serviços públicos, centralizados em um só lugar. Entre eles, a confecção da carteira de identidade para crianças, que oferece benefícios diretos às famílias, pois os pequenos passam a ser reconhecidos oficialmente como cidadãos, facilitando o acesso a diversos direitos, como matrícula escolar, atendimento médico e participação em programas sociais.
Para as mães, essa ação representa mais do que a simples emissão de um documento: é uma forma de garantir o reconhecimento legal de seus filhos, proporcionando segurança e tranquilidade. Patrícia Sodré dos Santos mora em Londrina e é mãe de um menino autista de 9 anos de idade, o Antony. Eles participaram de uma das edições da feira para a emissão da carteira de identidade e da carteira do autista, o que para ela foi muito importante.
“Quem é mãe atípica sabe o quanto é complicado e custoso providenciar documentos, exames, enfim, fazer toda a parte administrativa dos nossos filhos. E através do Paraná em Ação a Secretaria da Justiça trouxe até a minha comunidade a possibilidade de fazer os documentos, o que foi bem mais fácil do que ter que agendar e ir até os órgãos”, contou. “Foi uma das pouquíssimas ações em que eu, enquanto mãe, e meu filho fomos bem tratados. Então eu só tenho a agradecer”, enalteceu.
Patricia é uma de muitas mães que enfrentam desafios diários para garantir o bem-estar de seus filhos, e o Governo do Estado, através do trabalho da Secretaria da Justiça, ajuda a aliviar parte dessas dificuldades, promovendo inclusão social e cidadania desde a infância.
Rebeca Caroline Ribeiro, de Grandes Rios, no Vale do Iaví, é mãe de Maria Clara Massaro, de dois anos, e elas também utilizaram os serviços da feira. A pequena fez a carteira de identidade e ficou muito feliz. “Foi muito fácil de fazer, ela ficou super calma, deu risada. E o documento vai facilitar em relação à identificação dela para acesso aos serviços essenciais, incluindo saúde, educação e transporte. Penso até em situações de emergência, o que garante a identificação rápida”, explicou. “O atendimento é ótimo, todo mundo muito atencioso”, completou Receba, igualmente feliz por a filha passar a ter documento oficial.
Só neste ano, foram feitas 3.965 carteiras de identidade através do Paraná em Ação, em oito municípios do Estado. Para o Secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, é o Governo indo até aqueles que mais precisam. “São ações da Secretaria da Justiça que efetivamente valorizam as famílias e auxiliam no papel fundamental das mães na sociedade. O objetivo do nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo direitos, cidadania e fortalecendo os laços familiares”, destacou.
Neste Dia das Mães, a Secretaria da Justiça celebra, além do amor e do cuidado, o compromisso de instituições que trabalham para garantir um futuro mais justo e igualitário para todas as famílias paranaenses.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORGULHOAtleta guarapuavana Emilly conquista bronze em campeonato de alto nível no Sul do Brasil
Família busca patrocínio para que Emilly siga representando Guarapuava em 2026
18/11/2025 17h00 -
EM ALTAGastronomia e cervejarias movimentam mais de R$ 1 milhão na 1ª Festa da Cevada e do Malte
Em três dias de programação, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Cidade dos Lagos
18/11/2025 16h09 -
RECOMENDAÇÕESMinistério Público quer evitar aumentos de preços em municípios da região de Bonito do Iguaçu que sofrem efeitos de tornado
Recomendações incluem supermercados e farmácias, para que se abstenham de elevar o preço de quaisquer mercadorias ou serviços
18/11/2025 15h23 -
MAR VERMELHOCom ação em Guarapuava, Gaeco cumpre mandados na 3ª fase da Operação que apura desvios de cargas com participação de policiais
Mandados foram cumpridos nesta terça (18)
18/11/2025 14h50 -
PROBLEMASProblema em rede da Cloudflare derruba sites e portais em todo o mundo
Plataformas como Gov.br, ChatGPT e X sofreram instabilidade
18/11/2025 14h45 -
RECONSTRUÇÃOSolidariedade: “Homens de Fé” servem marmitas aos voluntários da reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu
O grupo pretende permanecer em Rio Bonito do Iguaçu até o próximo domingo, 23 de novembro
18/11/2025 14h04


