Novos scanners da Polícia Científica apontam posição exata de evidências criminais
O Trimble X7 possibilita a criação de modelos tridimensionais que podem ser usados para reconstituir a cena do crime

Dois equipamentos que permitem a captura de ambientes de alta resolução e precisão milimétrica são a última aquisição da Polícia Científica do Paraná (PCP). Os scanners tridimensionais modelo Trimble X7, adquiridos de forma inédita pela instituição, auxiliarão os servidores no registro da posição exata de evidências nos locais de crimes, garantindo maior celeridade na elaboração de laudos periciais.
“O diferencial desse equipamento é que utiliza um software específico, sendo mais direcionado para a atividade pericial, trazendo um ganho enorme para o trabalho dos peritos oficiais”, afirmou o diretor operacional da instituição, Ciro Pimenta.
Além da documentação e análise de cenas de crimes, acidentes e outras situações que exigem extrema precisão, o Trimble X7 possibilita a criação de modelos tridimensionais que podem ser usados para reconstituir a cena do crime ou do acidente em um ambiente digital/virtual.
Segundo o chefe da Unidade de Execução Técnico-Científicas (UETC) de Campo Mourão (Centro-Oeste), perito criminal Leonardo Rodrigues, o processo de escaneamento tridimensional permite a coleta de dados em grandes áreas de maneira rápida, o que reduz o tempo gasto no campo pelos peritos.
“Isso não só melhora a eficiência operacional, como também minimiza a exposição das cenas de crime, diminuindo as chances de contaminação ou alteração das evidências”, explica.
O equipamento já foi entregue para a Polícia Científica e agora será realizado um treinamento pela empresa fornecedora. A intenção da instituição é capacitar uma equipe para replicar o conhecimento para todo o Estado, garantindo que mais profissionais possam utilizar a tecnologia com eficiência. Após treinamento, a expectativa é de que o scanner tridimensional comece a ser utilizado, ainda no primeiro semestre deste ano.
A compra de um equipamento para a UETC de Campo Mourão foi feita por meio de uma verba parlamentar no valor de R$ 309 mil do ex-deputado estadual e atual prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício. A aquisição inspirou a compra de um outro equipamento idêntico, que ficará disponível na Unidade de Execução Técnico-Científicas (UETC) do Tarumã, em Curitiba.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRADIÇÃOPérola circula com ônibus do Papai Noel a partir desta semana em Guarapuava
O carro foi todo ornamentado com o tema natalino, produzido com a dedicação dos próprios colaboradores da empresa
04/12/2025 17h00 -
UTILIDADE PÚBLICAFalta de energia na captação afeta a produção de água tratada em Guarapuava nesta quinta (4)
A previsão é normalizar o abastecimento no período da noite
04/12/2025 16h44 -
MUDANÇANúmero da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro
Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação do setor elétrico
04/12/2025 16h10 -
CONQUISTACarro destinado ao Instituto Dom Bosco é entregue após anos de espera em Guarapuava
Veículo estava parado desde 2022; articulação entre Prefeitura, Assistência Social e Câmara permitiu conclusão da tramitação e entrega oficial nesta quinta-feira (4)
04/12/2025 15h23 -
ÓTIMAS OPÇÕESFeira Natalina vai movimentar o Centro de Guarapuava a partir desta sexta (5)
Evento do Natal de Guarapuava reúne artesanato, gastronomia local e opções de presentes de artesãs e empreendedoras
04/12/2025 14h50 -
BENEFÍCIOPrimeiros guarapuavanos começam a receber o auxílio da Bolsa Cuidador Familiar
A implementação ocorre de forma gradual, a partir de um projeto-piloto
04/12/2025 14h07



