ACIG promove assembleia nesta quinta (28) para transformar Hospital Regional em Hospital Escola em Guarapuava
Evento vai discutir utilização do Hospital Regional de Guarapuava para residências médicas
A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), organizou uma reunião no dia 4 de novembro com membros da Universidade Estadual do Centro – Oeste (Unicentro). Estiveram presentes no encontro: o professor Fábio Hernandes (Reitor da Unicentro), professor Ademir Fanfa Ribas (vice-reitor da Unicentro), Dr. David Livingstone (professor de Medicina), Celso Didoni Filho (professor de Medicina) Abrão José Melhem Filho (professor de Medicina) e os representantes da ACIG: Claudinei Pereira (presidente), Maria Inês Guiné (Diretora de eventos), Janos de Matos Horst (vice-presidente), Eduardo Christ (diretor adminstrativo) Thiago Pfann (2º vice-presidente) e Marileia Lisenko (Gerente geral).
A pauta da reunião foi a criação de um Hospital-Escola no Hospital Regional Bernardo Ribas Carli, para que os estudantes de Medicina da Unicentro possam realizar suas residências médicas, ampliando e melhorando o atendimento à população. A ACIG, questionou a universidade para entender por que o curso de Medicina não realiza as residências médicas integralmente no Hospital Regional do Centro-Oeste (HRCO), que é gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas). A unidade é referência em atendimento cirúrgico para os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Exclusivamente voltado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital realiza cerca de 540 cirurgias por mês.
ACORDO ENTRE UNICENTRO E ESTADO
Em agosto deste ano, a Unicentro firmou um termo de cooperação com validade de 60 meses, que possibilita diversas ações, incluindo o internato para estudantes de Medicina. Além disso, o acordo autoriza a realização de atividades práticas para alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Serviço Social, fortalecendo a formação acadêmica e a integração com a comunidade. Contudo, este serviço não tem sido realizado integralmente, pois as cirurgias são conduzidas por uma empresa terceirizada, segundo informações da universidade.
curso de Medicina da Unicentro já completou seis anos em Guarapuava. A ACIG entende que um Hospital Regional Público faria uma grande diferença na formação dos estudantes e no atendimento regional, já que a cidade atua como polo para os municípios vizinhos. Segundo o reitor da Unicentro, a universidade firmou parceria com o Ambulatório de Especialidades (AME), mas ainda carece de mais espaços para que os estudantes possam cumprir sua formação completa.
“Precisamos de um Hospital-Escola que seja da comunidade. Assim, valorizamos o verdadeiro sentido de um hospital público em Guarapuava. Hoje, a unidade já possui custos com enfermagem e insumos, e esses valores poderiam ser poupados em uma parceria entre a Unicentro e o Estado. Temos capacidade para atender enfermaria, urgência e emergência”, destacou o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes.
Segundo o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, os alunos de medicina vão pra cidades da região como: Irati, Pitanga, Prudentópolis, para atuar em hospitais e cumprir a residência médica.
“Quando implantamos o curso de Medicina, essa foi uma promessa feita para nós. O curso é de Guarapuava, o movimento nasceu aqui, e a Unicentro tem estrutura para atender essa demanda. Nem mesmo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os estudantes conseguem atuar. A maioria dos alunos vem de fora, investe aqui para estudar e acaba saindo para concluir a residência, que é parte essencial da formação”, argumentou Ademir.
ASSEMBLEIA
O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para a prática profissional. Por isso, a ACIG reunirá mais de 30 entidades na próxima quinta-feira (28) para discutir dois principais temas:
- A necessidade de que o Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava, Deputado Bernardo Ribas Carli, firme parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para a realização de residências médicas pelos estudantes;
- A possibilidade de que o Hospital Regional do Centro-Oeste se torne “porta aberta” para toda a comunidade de Guarapuava e região, especialmente para atender demandas do curso de Medicina da Unicentro.
A reunião será realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), na Sala de Eventos Manoel Lacerda Cardoso Vieira, nesta quinta (28 de novembro), às 19h. O evento contará com a presença de autoridades políticas e representantes da sociedade civil organizada.
SERVIÇO
Assembleia para criação do Hospital- Escola
Data: 28 de novembro de 2024
Local: ACIG Rua XV de Novembro, 8040 centro
Horário: 19h
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICANesta quinta (16) vai faltar água em Guarapuava; veja onde
A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 17h
15/01/2025 17h00 -
BORA NADAR?Tia Miriam Natação já está de volta! Bora nadar na melhor escola de natação da região
Que tal praticar natação, o esporte mais completo?
15/01/2025 16h32 -
LIBERADONovos prefeitos podem obter Certidão Liberatória do Tribunal de Contas mesmo com pendências
Essa medida está disponível somente para novos prefeitos, ou seja, exceto para casos de reeleição
15/01/2025 16h06 -
SEM COBRANÇAGoverno estuda medidas criminais contra fake news sobre fiscalização de transações por Pix
O Governo envolveu a AGU para tomar previdências judiciais contra propagadores de informações falsas sobre o tema
15/01/2025 15h21 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.180 admissões em novembro, segundo Caged
Guarapuava foi a cidade que mais contratou com 2.447 admissões no período
15/01/2025 14h50 -
ALERTA Prefeitura de Guarapuava reforça a importância da limpeza de terrenos para evitar multas e combater a dengue
Multas podem chegar a R$ 800 para donos de terrenos sem manutenção adequada
15/01/2025 14h10