Administração Municipal articula implantação do Tecpar em Guarapuava

Com quase 80 anos de experiência, o Tecpar é uma instituição científica e tecnológica na área da saúde

30/07/2018 15H00

"Ter em Guarapuava uma instituição que desenvolve inovações significa colocar a cidade em destaque no país na área de desenvolvimento", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, durante a visita do presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Júlio Cesar Felix na Unicentro.

Com quase 80 anos de experiência, o Tecpar é uma instituição científica e tecnológica na área da saúde. O instituto fornece medicamentos biológicos, sintéticos e imunobiológicos ao SUS (Sistema Único de Saúde), além disso, o Tecpar apóia o desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo inovador em diversas áreas. "Nosso objetivo é trazer o que há de melhor para a saúde do país. No momento, estamos voltados a pesquisas e medicamentos para o tratamento do câncer cerebral que é um dos cânceres mais terríveis que nos assola. Vendo o trabalho desenvolvido por pesquisadores em diversas universidades, estamos buscando parcerias, por isso viemos até Guarapuava apresentar o Tecpar à universidade, ao setor público municipal e ainda ao setor privado para que possamos unir forças", destacou o presidente da Tecpar.

O interesse do Tecpar em ter uma sede em Guarapuava surgiu devido às pesquisas sobre a produção de nanomedicamentos realizadas na Unicentro, pelos professores do curso de Farmácia, Najeh Maissar Khalil e Rubiana Mainarde. "Sabemos ainda que Guarapuava vive um momento de grandes conquistas em diversas áreas, um ambiente propício para a instalação do instituto na cidade", valorizou o reitor da Unicentro, Aldo Bona.

Os nanomedicamentos para o tratamento do câncer cerebral serão desenvolvidos e produzidos em pequena escala, inicialmente, na Unicentro. Depois, com o apoio do Tecpar passarão a etapa de produção em escala industrial. A parceria envolve ainda a UFF (Universidade Estadual Fluminense) que fez a descoberta do álcool perílico para o tratamento do câncer cerebral.

O álcool perílico é uma descoberta recente, ele é usado como um tratamento menos agressivo em pessoas que possuem câncer cerebral. "Tratamentos como a radioterapia e a quimioterapia provocam fortes efeitos colaterais. Com a parceria será possível introduzir esse tratamento por meio da nanotecnologia, o que permite que o medicamento atinja apenas as células cancerígenas, sem afetar as saudáveis, tornando o tratamento mais confortável para o paciente", explicou o desenvolvedor da pesquisa de álcool perílico do Rio de Janeiro, Alexandre Costa da Fonseca.

Deixe seu comentário:

Veja Mais