Paraná registra cinco incêndios ambientais por hora

Os Bombeiros atenderam quase 250 ocorrências apenas neste final de semana

02/09/2024 14H10

O Paraná registrou, em média, cinco incêndios ambientais por hora neste final de semana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 249 ocorrências foram atendidas entre sábado (31) e domingo (1º).

Os episódios de incêndios em vegetação ocorreram em todas as regiões do Estado – muitos deles às margens de rodovias. Ainda conforme os Bombeiros, na maioria das ocorrências a ação humana é determinante para que o incêndio aconteça. Além da intervenção humana, o tempo seco contribui para o fogo se espalhar.

Segundo o Simepar, as chuvas no mês de agosto ficaram abaixo da média histórica em praticamente todas as regiões. Os impactos nas temperaturas máximas também foram mais visíveis, com destaque também para a baixa umidade relativa do ar.

Regiões do Extremo Norte, na divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul, devem ter apenas formações de nuvens durante a semana, sem chuvas. Com o tempo permanecendo seco, o risco de novos incêndios permanecerá. Esse é o cenário previsto, inclusive, para o Parque Nacional de Ilha Grande, no município de Altônia, no Noroeste do Paraná. O local é devastado por um grande incêndio há dias.

A situação aconteceu na área da Várzea Continental, nas proximidades das Lagoas São João e Xambrê. Equipes de brigadistas do ICMBio, com o apoio o Corpo de Bombeiros, servidores e caminhões-pipas atuam no combate às chamas. Ao todo, 40 agentes trabalharam nas ocorrências. Segundo o ICMBio, o incêndio é provocado por ação humana.

Deixe seu comentário:

Veja Mais