Sanepar diz que vídeo que questiona qualidade da água em Guarapuava tem “informações inverídicas”

Empresa afirma que está tomando providências jurídicas

04/04/2024 12H50

Em Nota Oficial, enviada ao Gmais Noticíais, a Sanepar prestou esclarecimentos com relação às denúncias sobre a qualidade da água em Guarapuava. A empresa afirma que o vídeo que circula nas redes sociais traz “informações inverídicas” e que as medidas jurídicas estão sendo adotadas. (LEIA MAIS AQUI SOBRE O CASO).

CONFIRA

"NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SANEPAR

A Sanepar informa, em relação à coloração amarelada da água distribuída pelo Sistema de Abastecimento de Guarapuava, que uma investigação na operação mostrou que isso foi ocasionado por alteração pontual da característica do manancial. Foram identificados alguns componentes não prejudiciais, juntamente com o ferro, que é um material da rede, que deram à água cor amarelada, como ocorre, por exemplo, quando a deixamos armazenada em utensílios domésticos fabricados em ferro.

Este metal, em dosagens controladas, é benéfico ao ser humano. Todavia causa coloração na água trazendo características organolépticas indesejáveis. A Portaria 5/2017 do Ministério da Saúde, que estabelece a potabilidade da água, permite a liberação de cor com até 15 uH (medida de avaliação da cor) de intensidade, o que para alguns clientes já é um fator que motiva a reclamação.

Em Guarapuava, a Sanepar realiza 10.668 análises por ano para verificar a conformidade de 109 parâmetros que estabelecem o padrão de qualidade de água segundo o Ministério da Saúde. O controle de cada parâmetro é feito de hora em hora, diariamente, mensalmente e a cada semestre e está sendo atendido. A Companhia afirma e reforça que a coloração na água distribuída na cidade de Guarapuava não traz riscos à saúde, afetando apenas os critérios de aceitação pelos clientes da Sanepar. Contudo, estamos realizando ajustes operacionais para sanar essa reação química secundária.

Em relação a vídeos que estejam sendo disseminados nas redes sociais, a Sanepar esclarece que retratam informações inverídicas e a Companhia está tomando todas as providências jurídicas cabíveis."

Deixe seu comentário:

Veja Mais